Com a proximidade da Páscoa, um dos feriados mais importantes para o varejo brasileiro, fabricantes de chocolates já estão com tudo pronto para as vendas de ovos de chocolate. Das grandes e tradicionais empresas, aos empreendedores individuais, que atuam com o preparo de sobremesas, ovos caseiros e doces em geral, a expectativa é de aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.
Para se ter uma ideia da importância da data, em 2023, o faturamento do varejo durante a Páscoa foi 4,6% maior do que em 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Só o segmento de supermercados, teve crescimento de 21,7% nas vendas de Páscoa e o varejo alimentício especializado, categoria que inclui as docerias e lojas de chocolate, registrou avanço de 4,9%.
Outro nicho que vem sendo impactado pela Páscoa e é uma das principais tendências de consumo desse ano é o de chocolates saudáveis.
A demanda por esse tipo de produto está cada vez maior e empresas que atuam no segmento, como a Chocolife, marca pioneira na produção de chocolates saudáveis, sem açúcar, sem glúten, sem leite e veganos, que vem vivendo um crescimento gradativo ano após ano. Em 2023, a marca registrou aumento de 37% em suas vendas comparado ao mesmo período do ano anterior. Para essa Páscoa, Virginia Dias, fundadora da Chocolife, diz que a expectativa é triplicar a produção.
“Nos últimos anos, houve uma importante mudança de comportamento do consumidor, que passou a procurar por produtos que ofereçam, além de sabor, benefícios para a saúde. E é exatamente isso que oferecemos para o consumidor, uma linha completa de chocolates veganos e saudáveis, sem lactose, sem glúten e com ingredientes orgânicos, que levam sabor, textura, cremosidade ao cliente”, afirma.
Lançamentos Chocolife 2024
Nesta Páscoa, a Chocolife está preparando uma série de lançamentos, principalmente, produtos pensados para presentear. A linha LOOV Páscoa, foi repaginada e chega ao mercado com novas embalagens, totalmente presenteáveis e sabores inéditos da linha zero: morango e amendoim.
Outras opções de presentes desenvolvidas pela marca são os coelhos de chocolate, disponíveis nos sabores pistache e limão, caramelo e biscoito e amêndoa e flor de sal. Além da embalagem com cinco barras de chocolate vegano, sem glúten, sem lactose sem açúcar. A biblioteca de sabores do chocolate Superfoods é feita com ingredientes brasileiros, todos com funcionalidades que agregam sabor e benefícios à saúde.
Para o público infantil, a novidade é a caixa “Safari”, com chocolates em formatos de animais, fibras em sua composição e uma embalagem que vira um jogo da memória.
A marca também lançou a linha Chocolife Balance, de chocolates zero polióis com foco nos profissionais da confeitaria e chocolateria. Trata-se de uma linha completa nos sabores branco e ao leite, feitos com leite de coco, além dos amargos 50% cacau e 70% cacau. Outras opções para os profissionais que trabalham com confeitaria saudável são os novos adoçantes Snew zero poliol e Snew confeiteiro.
“Entendo que o aumento da demanda por produtos e serviços que de fato tenham um impacto positivo na sociedade vem sendo construído nos últimos anos e esse movimento faz parte de um processo de mudança de comportamento do consumidor, principalmente dando preferência a compra de produtos que sejam saudáveis, naturais, sustentáveis e produzidos de forma com que a sociedade também possa se beneficiar”, pontua Virgínia.
A fundadora da Chocolife também afirma que é necessário que as marcas se adaptem às mudanças de comportamento dos consumidores para que possam continuar crescendo. “Acredito que estamos vivendo um momento de consolidação e expansão das marcas em um mercado cada que precisa ser cada vez mais diverso, inclusivo e plural para atender as reais demandas de seus clientes”, finaliza Virgínia.