A imigração italiana completa 150 anos no Brasil em 2024 e, desde a pandemia, a busca por cidadanias estrangeiras aumentou consideravelmente. De acordo com a embaixada italiana, cerca de 30 milhões de brasileiros possuem descendência.
Todos os brasileiros com antepassados italianos possuem o direito de tirar a cidadania, sem restrição de gerações. Isto pode dar a ilusão de que é um processo fácil, mas é altamente burocrático, complexo e demorado.
Este cenário de dificuldade e alta procura ajuda também a proliferar ofertas milagrosas e atalhos para tirar a cidadania italiana. Como o processo precisa ser aprovado por um magistrado no país europeu, alguns destes truques já estão sendo identificados pela justiça.
De acordo com Matheus Reis, CEO da Io.Gringo, empresa especializada em cidadania italiana e portuguesa, deve-se evitar a busca de casas temporárias para conseguir a chamada cidadania administrativa.
“No pedido de cidadania administrativa, a pessoa que estiver requerendo deve ir junto de sua família para a Itália. Esse privilégio de solicitar a cidadania foi pensado pelo governo italiano para facilitar aos descendentes que realmente se mudassem para lá, por exemplo quem for estudar ou que for transferido de emprego. O problema é que ocorrem muitos casos de falsificação, alugando casas temporárias, ou seja, fingem que estão residindo oficialmente no país, porém, saem do país logo que o processo termina e a casa é novamente vai para outra pessoa”, explica o CEO.
“Os clientes nesse esquema são muitas vezes vítimas, pois não são corretamente informados sobre o risco e ficam ludibriados com a promessa de cidadania rápida e fácil”, complementa Matheus Reis.
Além dos riscos de ter a cidadania negada, sempre deve-se ater para não cair em golpes.
“Busque sempre uma cidadania segura, nossa experiência na Io.Gringo, por exemplo, é de que todos os nossos processo de cidadania italaina foram aprovados por juízes, uma taxa de 100% de sucesso pela excelente técnica que temos”, finaliza o CEO.
Confira 5 dicas de Matheus Reis para ter um processo mais fácil de obtenção do passaporte italiano:
1- Busque uma assessoria com escritório no Brasil com equipe à disposição de você e sua família, consulte o site desta empresa para buscar informações sobre localidades e CNPJ;
2- Não contrate o serviço mais barato, mas sim o mais seguro. Avalie se a empresa já tem outros clientes que tiraram a cidadania e busque referências da empresa no Reclame Aqui e no Google;
3- Evite pagamentos internacionais para desconhecidos, mesmo que eles se apresentem como advogados ou representantes da comune;
4- Não acredite em promessas de cidadania rápida ou fácil. O processo para a cidadania deve exigir competência técnica de quem o executa. Fugir dos “jeitinhos” é crucial, afinal a cidadania é um pedido feito ao governo italiano.
5- Busque pela via judicial para o reconhecimento da sua cidadania, por meio dessa via, você tem certeza que o reconhecimento será avaliado por um juiz e será feito conforme a legalidade necessária.