Pode ser difícil visualizar todas as mudanças e imaginar como serão as clínicas do futuro, mas, certamente, elas serão revestidas de inovações e soluções tecnológicas, com processos cada vez mais ágeis, resultados mais precisos e uma relação médico-paciente muito mais avançada.
A evolução já está acontecendo e é percebida pelos profissionais do segmento como essencial, como mostra a pesquisa da Associação Paulista de Medicina, que revelou que 89,81% dos médicos brasileiros consideram as novas ferramentas digitais cruciais para melhorar o atendimento em unidades de saúde públicas e privadas. O estudo, intitulado “Conectividade e Saúde Digital na Vida do Médico Brasileiro”, mostrou que mais de 44% dos médicos reconhecem a crescente importância da tecnologia no cotidiano das pessoas e preveem que essa tendência se intensificará nos próximos anos.
Segundo Júlia Lázaro, CEO da Mitfokus, fintech para a área médica, o uso da tecnologia é mais notável atualmente no atendimento ao paciente. Sistemas inteligentes como chatbots são amplamente utilizados para agendamento de consultas e otimizam o fluxo de pacientes, reduzindo tempos de espera e melhorando a experiência do paciente. Também vê-se de modo constante nas clínicas ferramentas de teleconsulta sendo utilizadas de modo mais frequente, principalmente depois da pandemia da Covid-19.
Contudo, as inovações nas clínicas do futuro vão além do atendimento ao paciente. Elas também fazem uma grande diferença no backoffice. Julia Lázaro explica que isso inclui a automatização de tarefas administrativas repetitivas, como faturamento, recursos humanos e controle de estoque, melhorando a eficiência operacional.
Elas passam por plataformas de BI (Business Intelligence) que transformam dados em insights estratégicos, sistemas de CRM (Customer Relationship Management) que ajudam a cultivar relacionamentos duradouros com os pacientes, além daquelas que auxiliam no alinhamento dos negócios à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e à cibersegurança, protegendo os dados dos clientes contra vazamentos. “Essas práticas não apenas garantem a conformidade regulatória, mas também promovem a confiança e segurança dos pacientes, fundamentais para a reputação e sucesso da clínica no mercado atual”, afirma Júlia.
Além disso, ferramentas de gestão financeira e contábil garantem operações eficientes e em conformidade com a legislação, automatizando e simplificando processos, gerando mais tempo aos médicos e permitindo que eles foquem no que fazem de melhor: cuidar da saúde de seus pacientes.
“Com o apoio da tecnologia as clínicas têm acesso a dados e com isso uma melhor gestão financeira, evitando ralos financeiros e demais pagamentos. Ela também proporciona na área contábil um melhor enquadramento tributário, gerando muitas vezes economia significativa às clínicas, na medida em que se evitam ralos financeiros”.
Tecnologias como as da Mitfokus já ajudaram empresas da área da saúde a recuperar altos valores pagos indevidamente, prova da falta de controle e conhecimento de planejamento tributário para a área de saúde. “Ao longo de sua trajetória, a fintech conseguiu economizar cerca de R$ 98 milhões em tributos, por clínicas que tinham uma contabilidade generalista, que nao aproveitavam os benefícios fiscais para área de saúde. Por isso, contar com uma contabilidade especialista pode ser estratégico para um negócio da saúde, proporcionando uma vantagem competitiva significativa no mercado. O conhecimento detalhado das regulamentações do setor médico e das melhores práticas contábeis ajuda a minimizar erros e riscos financeiros, promovendo uma operação mais eficiente, transparente e protegida contra penalidades”.
Portanto, é importante para as clínicas que pretendem se destacar no futuro acompanhar o ritmo das transformações no setor da saúde e adotar soluções tecnológicas avançadas, que facilitem a comunicação, que garantam a organização de dados detalhados que auxiliem na tomada de decisões estratégicas e principalmente permitam uma operação financeira mais fluida e organizada, que otimize fluxos de caixa, reduza custos operacionais e aumente a rentabilidade. Esse enfoque não só melhora a eficiência interna das clínicas, mas também eleva o padrão de cuidado oferecido aos pacientes, na medida em que possibilita recursos para aprimorar o atendimento e automatiza atividades que deixam o médico livre para focar na sua profissão.