O Natal, uma das datas mais aguardadas pelo comércio, promete aquecer a economia em 2024. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas de fim de ano podem movimentar mais de R$10 bilhões no Brasil, representando um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, uma pesquisa da Opinion Box aponta que 64% dos brasileiros planejam fazer compras durante este período, equilibrando experiências entre o online e o presencial.
Os dados mostram que o cenário é um reflexo de como o consumidor se tornou híbrido. “Apesar do avanço do e-commerce, muitas pessoas ainda valorizam a experiência sensorial e imediata das lojas físicas, principalmente quando se trata de presentes de Natal. Já o comércio digital oferece praticidade e, muitas vezes, preços mais competitivos”, explica Maurício Romiti, diretor administrativo da Nassau Empreendimentos, que administra um dos principais shoppings de São Paulo, o Center 3.
O equilíbrio entre os dois canais é claro. Um relatório da Experian indica que 48% dos consumidores devem realizar compras presencialmente, enquanto 45% pretendem optar pelo e-commerce. Os 7% restantes planejam utilizar ambos os formatos para encontrar as melhores ofertas e conveniências.
Compras presenciais ganham força com experiência ampliada
As lojas físicas estão apostando em estratégias diferenciadas para atrair consumidores. Promoções exclusivas, vitrines temáticas e eventos como oficinas natalinas e apresentações culturais são algumas das iniciativas para criar valor e garantir uma experiência encantadora.
Segundo Maurício, ambientes físicos oferecem não só o produto, mas um espaço de interação, lazer, acolhimento e entretenimento. Esse conjunto transforma a ida às compras em um momento especial, que vai além do consumo. Além disso, um estudo da Future Consumer Research aponta que 35% dos consumidores de alto valor preferem o atendimento personalizado e a oportunidade de explorar produtos de forma tátil antes de decidir pela compra.
O papel do e-commerce no planejamento de Natal
Já no ambiente online, o planejamento é a palavra-chave. Muitos consumidores utilizam a internet como ferramenta de pesquisa antes de realizar a compra, seja para comparar preços ou verificar a disponibilidade de produtos. Além disso, o e-commerce continua a ser o principal destino para compras de itens de tecnologia e eletrônicos, com 60% dos consumidores preferindo o canal para esses itens, de acordo com pesquisa da ABComm.
“Para as marcas, o desafio é alinhar as operações online e offline, criando uma experiência fluida e integrada que atenda às expectativas dos consumidores”, completa o especialista.