• Entre em contato:
  • 55 11 98730-4231
  • 55 11 98199-1977
  • comercial@objetivacomunicamidia.com.br
  • Home
  • Animais & Veterinários
  • Carreira & Educação
  • Culinária & Gastronomia
  • Cultura & Entretenimento
  • Economia & Negócios
  • Hotel & Turismo
  • Imóveis & Decoração
  • Ofertas, Cupons & Presentes
  • Olá! Informa
  • Produtos & Serviços
  • Saúde & Beleza
  • Tecnologia & Games
  • Contato

Dados protegidos

  • Home
  • Tecnologia & Games
  • Dados protegidos
O amor está no ar
3 de junho de 2025
Frio resseca a pele?
3 de junho de 2025

Dados protegidos

O Dia dos Namorados está chegando e, com ele, os sorteios e promoções organizados por lojas e shopping centers para atrair clientes. Mas por trás de cupons e prêmios, uma questão importante entra em cena: a proteção dos dados pessoais dos consumidores participantes desses eventos. Afinal, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) se aplica nesses casos?

A advogada Karim Kramel, especialista em Direito Digital, sócia da plataforma de cursos de Direito Digital Aplicado – DDA, explica que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estabelece regras claras para a coleta, uso e armazenamento de dados pessoais. Isso inclui informações como nome, CPF, telefone, e-mail — dados frequentemente solicitados em cadastros para participar de sorteios.

“Consumidores bem-informados e empresas comprometidas com a proteção de dados ajudam a criar um ambiente de consumo mais seguro e ético — em qualquer época do ano”, afirma a advogada. De acordo com Kramel, para melhor compreensão sobre a aplicabilidade da LGPD nos tratamentos de dados necessários para a realização de sorteios é importante distinguir dois tipos de ações promocionais:

Sorteios promovidos por lojas e shoppings

Estes são eventos organizados por empresas privadas, que geralmente exigem que o consumidor preencha um cadastro ou faça uma compra para concorrer a prêmios. Nestes casos, a empresa responsável pela ação promocional que se torna “controladora” dos dados pessoais e deve seguir as seguintes obrigações da LGPD:

  • Informar claramente a finalidade da coleta dos dados
  • Coletar somente os dados necessários para a ação
  • Garantir a segurança dessas informações
  • Oferecer transparência e respeito aos direitos dos titulares dos dados, como o direito de exclusão dos dados após o fim da promoção.

“Além disso, o uso posterior desses dados (por exemplo, para marketing) só pode ocorrer em situações limitadas ou se o consumidor consentir expressamente”, esclarece Karim Kramel.

Sorteios vinculados à Loteria Federal

Em alguns casos, empresas realizam promoções com base em resultados da Loteria Federal, ou em parceria com sorteios regulamentados pelo poder público. Nesse modelo, o sorteio em si é regido por normas específicas da legislação de loterias, e frequentemente requer autorização prévia da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda.

Embora a mecânica do sorteio siga essas regras, a coleta dos dados pessoais dos participantes continua sujeita à LGPD. Ou seja, mesmo que o sorteio utilize um resultado oficial da Loteria Federal, a empresa que coleta os dados dos participantes deve garantir o cumprimento da legislação de proteção de dados.

O que consumidores devem saber 

Ao se cadastrar para um sorteio, vale ficar atento a alguns pontos:

  • Há um aviso de privacidade ou política de proteção de dados?
  • Fica claro como seus dados serão usados e por quanto tempo armazenados?
  • Existe opção de consentir (ou não) com o uso dos dados para outras finalidades além do sorteio, como receber ofertas futuras?

Se essas informações não estiverem disponíveis ou forem confusas, é um sinal de alerta.

“As campanhas de Dia dos Namorados são uma excelente oportunidade para o comércio impulsionar vendas e engajar consumidores. No entanto, é fundamental que essas ações respeitem a legislação vigente, inclusive a LGPD. Transparência, segurança e respeito à privacidade são aspectos que, além de obrigação legal, fortalecem a confiança do cliente na marca”, finaliza a especialista.

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Siga o Guia Olá!SP






RECEBA NOSSAS
NOVIDADES


    Entre em Contato

    Empresa registrada com CNPJ e Inscrição Municipal.

    Atendimento

    segunda a sexta-feira: 10h às 20h
    sábado: 10h às 14h

    Localização

    São Paulo/SP

    Contatos

    55 11 98730-4231

    55 11 98199-1977

    comercial@objetivacomunicamidia.com.br

    © 2019 Guia Olá!SP. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Publique-se Digital