A recente Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI) indica 7.630 imóveis novos comercializados em maio na cidade de São Paulo. No mesmo mês, 66% dos lançamentos (4.382 unidades) e 55% vendidos (4.177) foram enquadrados como econômicos. Apesar do bom desempenho do segmento, há um déficit habitacional na metrópole estimado em 369 mil domicílios, de acordo com levantamento do Plano Municipal de Habitação (PMH). A demanda também abre espaço no mercado para residenciais diferenciados, especialmente no Minha Casa Minha Vida (MCMV), atraindo incorporadoras e construtoras consolidadas no interior paulista.
O mercado de imóveis econômicos vem se fortalecendo desde julho de 2023 com a atualização da faixa de preços dos imóveis do programa MCMV, que alterou o limite de R$ 264 mil para R$ 350 mil. Outro aspecto considerado por especialistas do setor é o valor dos aluguéis, baseado em torno de 0.5% do valor da venda, que tem peso na decisão de compra e no compromisso mensal da parcela do financiamento.
Da mesma forma que o empenho pela conquista da casa própria movimenta a oferta imobiliária em São Paulo, novos investimentos são atraídos para a metrópole. Caso exemplar é o da Longitude Incorporadora. Há 12 anos no mercado, com empreendimentos em mais de 20 cidades do interior paulista, a empresa encontra condições favoráveis na Capital para lançar seu 30º residencial.
“O déficit habitacional em São Paulo é um fator relevante na nossa escolha por investir em São Paulo. E a isso agregamos a decisão do consumidor pelo imóvel próprio, diante da viabilidade do financiamento no programa Minha Casa Minha Vida”, afirma Guilherme Bonini, Co-CEO da Longitude Incorporadora.
Como no relatório anterior do Secovi-SP, a zona Sul lidera todos os indicadores imobiliários no município, com 36% dos lançamentos. No entanto, nesta última pesquisa, as zonas Oeste (23%) e Leste (22%) se destacam por melhor desempenho na oferta de imóveis.
É justamente na zona Leste que a Longitude lança o Vibe Itaim. Na Rua Lourival Rodrigues da Silva, na Vila Itaim, paralela à Avenida Marechal Tito, onde há estrutura completa de comércio, serviços, lazer e instituições de ensino, o residencial se localiza próximo do Hospital Geral Itaim Paulista. A região é servida por várias linhas de ônibus e por trens da Linha 12 da CPTM.
Com 504 apartamentos de dois dormitórios, as unidades são distribuídas em quatro torres com dez pavimentos, incluindo o térreo. O novo empreendimento projeta dois elevadores por torre.
Da mesma forma que outros residenciais da Longitude localizados em Sorocaba, Salto, Mirassol, São José do Rio Preto e cidades da Região Metropolitana de Campinas, o Vibe Itaim agrega soluções inteligentes projetadas para os apartamentos e se destaca pela estrutura de lazer e convivência. Academia, espaço e garden churras, espaço gourmet, área de festas, salão de jogos, playground, brinquedoteca, praça de convivência, pet care e espaço pet destacam-se entre os equipamentos.
Os moradores dispõem ainda de lavanderia, coworking, loja de conveniência autônoma no condomínio, entre outras facilidades. O residencial conta com monitoramento 24 horas e sistemas inteligentes para uso racional de água e energia.
“Na nossa proposta, quem mora em um imóvel econômico deve se beneficiar de estruturas de lazer e comodidades disponíveis no próprio condomínio”, afirma o executivo. “Estes diferenciais refletem o nosso compromisso com a qualidade de vida, especialmente em uma cidade como São Paulo”, conclui Guilherme Bonini.