Que o brasileiro adotou a pizza como refeição não é novidade. A iguaria pode ser facilmente encontrada em padarias, sendo servida aos pedaços e em qualquer horário do dia, inclusive no café da manhã. Mas é fato que, após o meio da semana, ela começa a ser cada vez mais bem-vinda e desejada, principalmente em lares com rotinas corridas, em que os membros da família possuem agendas apertadas, com compromissos de trabalho, educação, academia, entre outros. A comodidade de pedir uma pizza é o reflexo de um misto de cansaço e preguiça de pilotar o fogão após uma longa semana de trabalho e de “merecimento” nos fins de semana.
Por isso, é cada vez mais comum que o jantar seja substituído por uma redonda. Essa preferência é tanta que rendeu ao Brasil o segundo lugar no ranking de países que mais consomem pizzas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2022 pela Associação Pizzaria Unidas Brasil (APUBRA), o Brasil produz mais de um milhão de pizzas diariamente, segundo dados divulgados pela em 20 22.
O mesmo estudo apontou que entre 2020 e 2022, período da pandemia, aumentou o número de filiais abertas no período, um movimento que foi muito impulsionado pelo delivery e dark kitchen, uma tendência que deve permanecer para os próximos anos.
“A pandemia obrigou os clientes a deixarem de comer dentro da pizzaria ou retirar o pedido no balcão. Dentro do conforto de casa, eles podiam escolher ter uma refeição mais tradicional, sentados à mesa, ou mais despojada, no sofá, maratonando uma série. O isolamento social acabou, mas o aumento no delivery chegou para ficar, temos visto o aumento crescente deste tipo de pedido aqui na Forneria”, conta o Chef Viking, proprietário e responsável pelos sabores da Forneria Napolitana, pizzaria tradicional do Brooklin, em São Paulo.
Segundo um relatório da consultoria global de dados Kantar, o delivery no Brasil saltou de 80% em 2020 para 89% em 2022. A análise também apontou que entre as principais razões que levam o brasileiro a consumir delivery são a busca por sabor (42%) e a conveniência (42%). O impacto comercial das entregas pode ser visto no aumento de 13% do ticket médio gasto em cada pedido, de acordo com uma pesquisa recente da Ticket, empresa de benefícios ao trabalhador. Segundo o Chef, para conseguir tal façanha, os empreendedores precisam ficar de olho no que seus clientes mais gostam e, claro, atentos às inovações e pesquisas do setor.
Vantagens do delivery
São muitas as conveniências na hora de pedir uma pizza em casa. De acordo com a Kantar, entre as vantagens que os clientes mais mencionaram no estudo, estão:
Para os estabelecimentos, o delivery também acaba sendo vantajoso, já que pode acontecer uma economia com custos de funcionários para manter a pizzaria em ordem (como garçom e equipe de limpeza), além de redução nos gastos de insumos, como condimentos e itens de higiene.
Como aumentar as vendas no delivery
Para o Chef Viking, aquele velho ditado de “ganhar alguém pelo estômago” é real. Para isso, a Forneria que comanda tem algumas marcas registradas – e que são as características que seus clientes mais amam. Segundo o Chef, para cada mordida ser uma verdadeira explosão de sabores, o primeiro segredo é, literalmente, colocar a mão na massa.
“O detalhe que faz a pizza ter um sabor único e intenso é o artesanal. Aqui na Forneria, entre os nossos segredos está uma massa de longa fermentação, com até 72 horas de descanso, um período crucial para que a massa seja equilibrada, com crocância e elasticidade na medida certa, e o sabor intenso do molho de tomate, que é fresco, feito diariamente na nossa própria cozinha, entrega o proprietário. O empresário ainda enumera algumas dicas para quem quer aumentar o ticket médio gasto em pizzarias:
“Quem pede um delivery de pizza já faz o pedido imaginando a primeira mordida. Para satisfazer esse desejo, a pizza precisa ser preparada de forma ágil, mas sem perder a qualidade, e o delivery precisa ser rápido, para que ela chegue quentinha na casa do cliente”. Para não acertar dentro do estabelecimento e errar fora, a dica de ouro aqui é analisar o raio de entrega oferecido pela loja, assim é possível oferecer qualidade durante todo o processo, até a entrega.
“Gerir uma pizzaria vai muito além de ter uma receita da nonna passadas por gerações da família. É preciso ter estratégias de venda, marketing e expansão. Mas nada disso vai funcionar se você não fizer o básico, que é entregar uma pizza gostosa e quentinha quando seu cliente desejar”, explica o Chef.
“Não se assuste pensando que todo o seu lucro vai embora em descontos. Muitas vezes, oferecer combos e vouchers pode ser uma boa forma de aumentar o seu faturamento mensal e torne seu estabelecimento mais indicado no bom e velho boca-a-boca”, finaliza o profissional.
Moradores do Brooklin e região que amam pedir um delivery de pizza podem solicitar sua preferida na Forneria Napolitana através dos canais próprios de venda como site, aplicativo, WhatsApp, telefone e balcão e receber sua redonda quentinha para comer no conforto do lar!