De acordo com o Panorama de Ameaças de 2023 na América Latina, os golpes financeiros tiveram um crescimento de 32% no Brasil no ano passado. Mesmo com todas as cautelas de empresas e pessoas físicas, os ciberataques estão cada vez mais sofisticados.
O head de CyberSecurity da NAVA Technology for Business, Wesney Silva, lembra que o Dia das Mães, uma das principais datas do comércio brasileiro, é um período em que as ameaças tendem a crescer com o aumento de vendas online. E, neste ano, a Inteligência Artificial já está entre as ferramentas que os cibercriminosos podem usar para enganar vendedores e compradores. Por isso, Silva destaca alguns tipos de golpes que podem estar mais em uso na data:
Para se protegerem, os vendedores digitais devem adotar uma abordagem multifacetada de cibersegurança. Isso inclui a implementação de soluções de segurança avançadas que utilizam IA para detectar e neutralizar ameaças em tempo real, como também a realização de treinamentos regulares de conscientização sobre segurança para toda a equipe e clientes. É crucial também adotar práticas de segurança robustas, como a autenticação de dois fatores (2FA) para todas as transações e o monitoramento contínuo de atividades suspeitas.
A transparência com os clientes sobre as medidas de segurança adotadas e a educação sobre como identificar possíveis golpes podem reforçar a confiança e proteger tanto os consumidores quanto os negócios contra as ameaças cibernéticas.