Ao pensarmos na gastronomia do sul do país, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é o clássico Chimarrão. Você sabia que essa bebida típica tão querida entre os sulistas tem um dia só para ela? O Dia do Chimarrão é celebrado em 24 de abril, desde 20 de junho de 2003, a partir da Lei Estadual nº 11.929.
O sabor do chimarrão tem característica amarga, porém, algumas pessoas incrementam com açúcar, chá de sua preferência, ou mesmo outras iguarias. Seja puro ou incrementado, o bom mesmo é tomar seu chimarrão na cuia e petiscando algo, não é? Para te inspirar, Isabela, marca sulista de massas, biscoitos e torradas, dá algumas dicas de receitas para a ocasião.
Por conta do sabor amargo, o chimarrão harmoniza com acompanhamentos doces ou salgados. As duas primeiras sugestões, que virão a seguir, são preparadas com a Farinha de Trigo Isabela. Enquanto você bebe seu chimarrão, que tal ter Bolinhos de Chuva ao lado? Com raspas de limão na massa, a receita é finalizada com canela e açúcar. Prefere algo salgado? Prepare uma Massa de Pastel e recheie com o sabor de sua preferência. Mas, se não está a fim de colocar a mão na massa, que tal experimentar os Biscoitos Sortidos Isabela? Com biscoitos nos sabores baunilha, chocolate e uma versão recheada no sabor chocolate, eles são ideais para te acompanhar nesse momento.
Agora, é só convidar as pessoas que você ama para comemorar o Dia do Chimarrão e aproveitar o momento para criar novas histórias. Afinal, se tem Isabela, tem história pra contar!
Para saber o modo de preparo das receitas, confira abaixo:
Bolinhos de Chuva
Ingredientes:
Para a Massa
2 e ½ xícaras (chá) de Farinha de Trigo Isabela
1 xícara (chá) de açúcar
½ colher (sopa) de fermento em pó químico
1 pitada de sal
3 ovos
150 ml de leite
as raspas de ½ limão
Para a Montagem
óleo para fritar
açúcar com canela a gosto para empanar
Modo de Preparo:
Massa
– Em uma tigela misture todos os ingredientes secos, peneirados. Junte os ovos e misture bem. Adicione o leite aos poucos, mexendo, até formar uma massa lisa e espessa;
– A massa tem que ficar numa textura de brigadeiro de colher. Caso precise adicione mais um pouco de leite. Coloque as raspas e reserve.
Montagem
– Aqueça óleo o suficiente para fritar os bolinhos por imersão, em uma panela média ou uma frigideira de bordas altas. Deixe o fogo de médio para baixo;
– Com o auxílio de 2 colheres pequenas, em colheradas, faça as bolinhas e frite até douradas. Seque em papel absorvente e passe no açúcar com canela. Sirva morno.
Rendimento: 50 bolinhos
Tempo de preparo: 25 minutos
Massa de Pastel
Ingredientes:
Para a Massa
2 xícaras (chá) de Farinha De Trigo Isabela
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de cachaça
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
Modo de Preparo:
– Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture tudo inicialmente com uma colher. Adicione ½ xícara (chá) de água morna, mexendo bem para incorporar os ingredientes. Misture a massa e se achar que está muito seca, adicione mais uma colher (sopa) de óleo;
– Sove bem, por cerca de 10 minutos, até formar uma massa lisa e homogênea. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 1 hora;
– Com o auxílio de um rolo, abra a massa e corte conforme sua necessidade, pode ser retangular ou redondo. Recheie com o recheio de sua preferência, sele as bordas com água, feche o pastel retirando todo ar de dentro, vede com o auxílio de um garfo e frite em óleo quente.
Dica: se não for usar a massa na hora, deixe na geladeira embrulhada em saco plástico para não ressecar. Se quiser pode congelar a massa, é só embrulhar em saco plástico.
Rendimento: 10 pastéis pequenos
Tempo de preparo: 25 minutos