O chocolate, iguaria produzida a partir da amêndoa de cacau fermentada e torrada, é amplamente consumido ao redor do mundo há muito tempo. Sua importância para a economia de diversos países remonta ao século 15, quando o fruto era usado como moeda pelos astecas. Atualmente, o Brasil é o principal produtor da América Latina e o sexto maior do mundo, atrás de Costa do Marfim, Gana, Equador e outros países da África.
Os primeiros registros históricos que relatam o consumo do chocolate datam de 1500 a.C., pela civilização Olmeca, situada entre o México e a Guatemala, que teria criado uma bebida amarga produzida com as sementes torradas e moídas para consumir em rituais. Séculos depois, durante o processo da torra da castanha do cacau, os Maias e Astecas, que residiam na mesma região, colocaram pimenta, uma base derivada do milho e outras especiarias à bebida e a batizaram de “tchocoatl”, que na tradução literal significa “água amarga”, e era considerado um alimento sagrado.
Após a colonização das Américas pelos europeus, o chocolate chegou ao velho continente, teve sua receita modificada antes de finalmente se tornar o chocolate como conhecemos hoje. Em cidades como Londres e Amsterdã, estabelecimentos conhecidos como “Casas de Chocolates” ajudaram a popularizar o alimento com adição de açúcar, canela e outros ingredientes trazidos do novo mundo.
No Brasil, o tipo de chocolate mais consumido é o ao leite, que possui 46% das participações no mercado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), e o país é uma das poucas nações que abrigam todas as etapas que envolvem a produção e consumo, como as plantações de cacau, processadoras de amêndoas, fábricas de chocolate e um mercado interno ávido pelo alimento.
As principais regiões produtoras de cacau são o sul da Bahia, Pará e Espírito Santo, mas existem outras que vêm ganhando cada vez mais espaço, como Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Para garantir que o cacau seja produzido de forma sustentável, iniciativas como o Nestlé Cocoa Plan (NCP) incentivam e capacitam os produtores a transformar o cultivo do cacau em uma grande aliado dos biomas nativos.
Por meio do programa, os produtores recebem assistência técnica e capacitações que ajudam a aumentar a produtividade e a qualidade do cacau, com foco na regeneração do sistema alimentar. Atualmente, mais de 6,4 mil fazendas no país fazem parte do NCP e estão em conformidade com práticas de produção ambientalmente corretas, cumprem normas e leis trabalhistas e de direitos humanos. Todas essas fazendas já são consideradas sustentáveis e contribuem com o cacau sustentável adquirido pela Nestlé.
Agora que você já conhece a história do chocolate e as perspectivas para o futuro, é hora de conhecer algumas receitas que têm a iguaria como protagonista na plataforma Receitas Nestlé e aproveitar esse sabor inigualável! E temos uma novidade! Agora é possível adquirir e receber em casa* kits completos contendo ingredientes na medida, utensílios complementares e o passo a passo ilustrado de 6 (seis) receitas doces de sucesso do site, para você ter uma experiência única na cozinha. Para mais informações, acesse https://receitasdoces.kuke.com.br/
*por enquanto, a iniciativa é exclusiva para moradores da capital paulista.
Ingredientes
13 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
1 xícara e meia (chá) de açúcar refinado
2 ovos
100 g de Chocolate Meio Amargo NESTLÉ® DOIS FRADES® derretido
13 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de Chocolate Em Pó NESTLÉ® DOIS FRADES®
2 KITKAT® Ao Leite
2 KITKAT® Dark
2 KITKAT® White
Modo de Preparo
Ingredientes
Creme de coco
1 lata de Leite MOÇA® 395g
1 lata de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral (use a lata de Leite MOÇA vazia para medir)
200ml de leite de coco
3 gemas
2 colheres (sopa) de de amido de milho (maisena)
100g de coco ralado sem açúcar
Creme de chocolate
200g de Chocolate NESTLÉ® CLASSIC® Meio Amargo
1 caixinha de NESTLÉ® Creme de Leite (200g)
Montagem
2 pacotes de Biscoito TOSTINES® Maizena
3 Chocolates PRESTÍGIO® picados
coco ralado sem açúcar para decorar
Ingredientes
2 ovos
meia xícara (chá) de açúcar
meia xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo
meia colher (sopa) de fermento em pó
BATON® Chocolate ao Leite
Modo de Preparo
Ingredientes
300g de Chocolate Meio Amargo GAROTO®
1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite
2 pacotes de Biscoito NESGRESCO® triturados
200g de Chocolate Branco GAROTO® derretido
Modo de Preparo