O Programa Digitaliza Brasil, uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) em parceria com a Anatel, já está em andamento e nesta semana foi publicado o edital de convocação para 73 municípios da região Nordeste do país.
O Programa tem como missão levar o sinal digital às 1.638 cidades onde só têm TV aberta analógica. O MCom prevê concluir o processo de digitalização no país até 2023, o que vai beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD, Luiz Cláudio Costa, o programa “é uma oportunidade de expansão da TV Digital aberta e, mais do que isso, de levar acesso à informação, entretenimento e educação aos brasileiros. E os telespectadores também ganham mais qualidade de som, imagem e mais opções de programação aberta, e, o melhor, sempre de forma gratuita.”, explica.
Nessa etapa de digitalização das retransmissoras, as prefeituras qualificadas receberão gratuitamente equipamentos de transmissão destinados à digitalização das estações analógicas em operação e a instalação completa da infraestrutura que será compartilhada por todos os canais habilitados. Além disso, o programa distribuirá conversores digitais às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único.
Como participar?
Para aderir ao Programa, o prefeito ou representante do município deve manifestar interesse preenchendo o formulário no site do MCom, e a prefeitura precisa fornecer o local para instalação da infraestrutura compartilhada e garantir a manutenção, operação e segurança da implantação.
Acesse o formulário: https://www.gov.br/mcom/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/digitaliza-brasil-1