Há 38 anos a Associação Brasil Parkinson trabalha no atendimento às pessoas com Doença de Parkinson. Nessa jornada, a entidade ajudou milhares de famílias de pessoas com Parkinson, uma doença sem cura mas com tratamento.
Parkinson é a doença neurológica que mais cresce e está sujeita à agentes ambientais, com aumento no mundo todo de poluentes, solventes e agrotóxicos. A OMS estima que 1% da população acima de 55 anos tem Doença de Parkinson.
Na Associação Brasil Parkinson, uma série de atividades auxiliam na reabilitação dos pacientes quando aliadas à Fisioterapia e Fonoterapia: como Tai Chi, esteira, dança, Ping Pong, artes etc., que ajudam a retardar a velocidade de evolução da doença.
Outra preocupação da ABP é com o conhecimento dos Direitos do Paciente, por isso, acaba de lançar o e-book “O Parkinson e a Cidadania: um Guia Essencial de Direitos e Benefícios”, um caminho para lutar pelos benefícios da lei. Um material gratuito, disponível no site da entidade – www.parkinson.org.br.
Atualmente, uma das maiores preocupações é a falta de medicamento em alguns postos de saúde do país e isso tem acontecido de forma recorrente: “Apesar de ter tratamento e atividades complementares, todos os pacientes precisam de medicação. A maioria depende do atendimento de saúde pública. O SUS disponibiliza a medicação, mas – há anos – denunciamos problemas de frequência na entrega dos remédios, principalmente o “Prolopa”, essencial para o parkinsoniano. É preciso que haja um planejamento para suprir a demanda do medicamento, assim como é preciso ter planejamento para atender os pacientes que fizeram a cirurgia de implantação de eletrodos (DBS) para que não faltem as baterias necessárias para manter os movimentos desses brasileiros, que acabam recorrendo à rede particular, ou sucumbindo sem acesso”, destaca Dra. Erica Tardelli Neves Guelfi, presidente da ABP.
A Associação Brasil Parkinson encaminhou às autoridades federais, estaduais e municipais um Manifesto para que estejam atentas e providenciem os recursos para que o SUS atenda esses brasileiros com Doença de Parkinson.
No site da ABP há muitos materiais e informações para pacientes, familiares e cuidadores – www.parkinson.org.br.