O ano novo aflora o desejo de viajar. Com a vacinação em massa e a flexibilização das medidas restritivas de isolamento, as pessoas começam a se sentir mais seguras para viajar. Iniciar o ano com o pé direito é sempre uma boa pedida.
Diante disso, o turismo foi um setor bastante movimentado já no primeiro mês de 2022. O ViajaNet, agência de viagens on-line, divulgou os destinos mais comprados na plataforma.
Internacionalmente, Estados Unidos e Portugal foram os locais onde os brasileiros mais fizeram check-in. Lisboa e Nova Iorque (JFK) lideraram as compras, com 8,2% cada, seguidas de Porto, com 7,3%, e Orlando, em quarto lugar, representando 6,6%. Completando o top 5 está Miami, com 5,9%.
Em território nacional, São Paulo (GRU) foi o destino mais comprado, com 10,2%, seguido dos nordestinos Recife (6,7%) e Fortaleza (6,4%). Em quarto lugar, o aeroporto nacional de Congonhas representou 5,8% das compras. Complementa os cinco mais buscados Salvador, com 5,4%.
As mulheres são a maioria no público do ViajaNet, representando pouco mais de 60% dos visitantes na plataforma, e a faixa etária de maior alcance é de 25 a 34 anos (29,46%), seguida pelos jovens de 18 a 24 anos (22,2%).
“Início de ano costuma ser movimentado para o turismo. Com as fronteiras abertas, os turistas voltaram a arrumar as malas e a marcar presença nos aeroportos, pegando carona no avanço da vacinação. As pessoas se sentem mais seguras para viajar novamente”, pontua Daniely de Oliveira, gerente de comunicação da ViajaNet.