Cada mulher tem um biotipo e um organismo únicos. A produção hormonal, os fatores de prazer, a satisfação com a autoimagem sexual e diversos outros fatores são individuais e devem ser respeitados. Contudo, nem sempre a saúde íntima permite que se possa revelar e desempenhar sua própria satisfação, o que reprime os desejos e afeta a saúde emocional da mulher. A quem se sente insatisfeita hoje com algum destes quesitos, aqui está uma informação essencial: você pode mudar isso e ser protagonista do seu prazer!
A Dra. Cida Dornelles, que além de fisioterapeuta é sexóloga e terapeuta sexual, aponta a necessidade de um maior diálogo sobre a questão e uma autonomia das mulheres em relação aos seus corpos e como cuidar deles. “Apesar de nós mulheres termos conquistado tantas coisas, refletir sobre as alterações que impactam nossa disposição e a libido não são tarefas cotidianas, mas deveriam ser”, afirma. Por isso, para ela, é tão importante buscar ajuda profissional que possa acolher e tratar da melhor forma a paciente.
A vergonha da própria região íntima e o desconforto, segundo a Dra. Cida, são as principais causas de insatisfação na relação sexual relatadas pelas pacientes. Com o laser íntimo e outras ferramentas, ela trabalha para harmonizar a vulva e tratar problemas vaginais e pélvicos. Além disso, oferece à paciente benefícios específicos como a redução de atrofias e ressecamento, remoção de manchas e cicatrizes, que podem ser realizadas com o mesmo aparelho, e outros tratamentos como a ninfoplastia que reduz a flacidez na região íntima. “O fator psicológico é muito importante na excitação e a harmonização é isso, não é só um luxo, é agir para que a mulher se sinta satisfeita consigo mesma”, explica.
Não existe pré-requisito para fazer os procedimentos e, segundo a Dra. Cida Dornelles, nunca é muito cedo ou muito tarde para buscar orientação profissional para melhorar sua própria saúde. “Desde que os exames rotineiros estejam em dia e sem anormalidades, qualquer mulher pode realizar. Quanto antes a mulher buscar ajuda, antes ela vai poder entender e resolver seus problemas, ou mesmo prevenir que apareçam ao longo da vida”, confirma. Seja dona do seu prazer e pense hoje: como eu posso ser a melhor versão de mim em todos os momentos?