O arquiteto Fábio Rakauskas criou 14 gêmeos digitais de edifícios históricos de São Bernardo do Campo, município da Grande São Paulo, com o software SketchUp. O projeto, contemplado pela lei de incentivo à cultura Aldir Blanc, foi desenvolvido para a preservação da história da arquitetura e a celebração da herança cultural da cidade, onde estão localizadas edificações icônicas do movimento Modernista, dos anos 1960 e 1970, assinados por nomes reconhecidos internacionalmente, como Paulo Mendes da Rocha.
Para a execução do projeto, Rakauskas optou pelo SketchUp, software de projetos 3D de excelência da Trimble, com base em três quesitos: eficiência, flexibilidade e interoperabilidade. “Eu tinha um prazo muito apertado para modelar 14 edifícios sozinho e precisava criar interações sem restrições para projetar com pouquíssimas referências iniciais. Alguns dos edifícios não tinham qualquer documentação original”, explica Rakauskas.
“Também precisava importar uma série de arquivos em .dwg, plantas, seções, elevações, curvas de nível e imagens de referência para o design da volumetria”, diz ainda o arquiteto sobre os critérios-chave que o levaram a escolher o SketchUp. “Fui apresentado ao software num dos escritórios de arquitetura nos quais trabalhei e, depois disso, nunca deixei de usar. Ele é muito ágil e traz flexibilidade aos projetos. Eu uso o Trimble Connect em conjunto, o que garante que qualquer pessoa possa ver os projetos no celular, desktop ou dispositivos de realidade aumentada”.
O método ideal para o levantamento de dados dos edifícios seria via métodos como escaneamento a laser. Essas tecnologias, contudo, não estavam disponíveis para a realização do projeto na ocasião. Dessa forma, foi necessário recorrer à documentação existente (plantas antigas, seções e elevações), além de visitas aos locais para a captura manual de detalhes acerca de atualizações subsequentes.
O objetivo inicial do projeto era projetar os edifícios em seu estado original. Fábio Rakauskas, contudo, decidiu modelar as intervenções de projeto que foram ocorrendo ao longo dos anos, não documentadas. O Paço Municipal, por exemplo, passou por uma série de reformas, como a construção de uma torre de escada de incêndio e de alguns anexos, a demolição de outros, além do projeto de paisagismo ter dado lugar a um espelho d’água.
Também tiveram seus gêmeos digitais criados por Rakauskas edifícios como o Grupo Escolar Vila Brasília, o Estádio Distrital de Vila Baeta Neves e os prédios dos departamentos de Polícia e do Corpo de Bombeiros de São Bernardo do Campo. Depois de modelados digitalmente, os 14 projetos ganharam réplicas físicas feitas por uma impressora 3D, que foram expostas para o público em exposição na Pinacoteca de São Bernardo. Atualmente, a exposição pode ser visitada virtualmente aqui e os usuários do SketchUp podem ter acesso aos projetos digitalizados aqui.