Para celebrar o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, comemorado em 24 de agosto, o Museu da Imigração realizará, às 17h, no auditório, o lançamento do audioguia em Ucraniano. O evento complementa as atividades voltadas à população da Ucrânia no país, uma vez que, atualmente, são mais de meio milhão de pessoas descendentes de ucranianos vivendo em território brasileiro, espalhados por diferentes estados como Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
Idealizada pela Embaixada da Ucrânia no Brasil e pelo Consulado do país em São Paulo, a ação tem como objetivo popularizar e expandir as fronteiras da língua ucraniana por meio dos audioguias, que são fomentados pela Primeira-Dama da Ucrânia, Olena Zelenska. O mesmo projeto já foi implementado em diversas instituições pelo mundo, como no Palácio de Versalhes, na França, no Coliseu, em Roma, na Torre de Londres e até mesmo na Casa Museu de Mount Vernon, residência do primeiro presidente dos Estado Unidos, George Washington.
No Museu da Imigração, o evento contará com a participação do historiador e pesquisador da instituição, Henrique Trindade; do Encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil, Sr. Anatoly Tkach; do Cônsul Honorário da Ucrânia em São Paulo, o Sr. Jorge Rybka, e do Historiador e pesquisador do Museu da Imigração, Henrique Trindade.
Desde 2015, o Museu da Imigração já oferece o audioguia em português, inglês e espanhol a todos os interessados e agora receberá a versão em ucraniano. Em breve, mais idiomas serão disponibilizados. O equipamento deve ser retirado na bilheteria do museu e devolvido ao término da visita, sendo o custo de R$10,00.
Serviço
Lançamento do Audioguia em Ucraniano
Data: 24 de agosto
Horário: 17h
Local: Auditório do Museu da Imigração
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
CEP: 03164-300
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)
R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local | Bicicletário na calçada da instituição | Não possui estacionamento | Próximo à estação Bresser-Mooca