A Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo em razão da Lei 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel. Neste ano, em sua 14ª edição, ela acontece de 5 a 9 de maio de 2025, com atividades gratuitas, presenciais e on-line.
O tema central desta edição é “Todas as Vozes, Todas as Histórias”. Seria o mesmo que dizer “ler é incluir”. Ou seja, será uma Semana de Leitura voltada a tudo que envolve a todos: doenças atípicas, imigrantes, autismo, LGBT, deficiências de todos os tipos. A ideia é mostrar que a leitura e a escrita unem as pessoas, transformam comunidades, incluem.
“O objetivo da Semana de Leitura é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades. Para este ano estão programadas dezenas de atividades que envolvem contação de história, sarau, teatro, roda de leitura, musical, biblioteca itinerante, palestra, bate-papo com escritor, visita guiada e muito mais”, explica o vereador Eliseu Gabriel.
Pelo quarto ano consecutivo, a abertura da Semana será no Theatro Municipal de São Paulo, e esse ano será no dia 5 de maio, às 13h. São esperados mais de 1.000 alunos da rede pública, além de professores e bibliotecários. Importante ressaltar que muitos deles nunca assistiram a uma peça de teatro ou mesmo têm acesso à lazer e cultura. Escritores conhecidos do grande público, como Sérgio Vaz e Tati Oliveira, também são esperados como espectadores e, também, como participantes.
Sérgio Vaz é conhecido como o “poeta da periferia” e fundador da Cooperativa Cultural da Periferia. “Esses encontros são fundamentais para que projetos culturais possam ir além da constatação de pesquisas. Temos que praticar literatura e transformá-la num esporte popular. É muito importante o poder público através destes eventos aproximar jovens e adultos ao livro. E assim, criar uma geração de leitores e leitoras”, completa.
Tati Oliveira é autora do livro A Menina Feita de Nuvens, sua primeira publicação como autora e ilustradora. “Esta obra é ainda mais especial por ter sido inspirada na minha filha mais velha, que tem vitiligo”.
Embora a programação divulgada, que pode ser conferida no link estudoeleitura.com.br/agenda-sel/, seja realizada pelo gabinete do vereador e por três secretarias municipais, de Educação (SME), de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), qualquer organização, pública ou privada, pode preparar atrações para essa semana de comemoração.
“A ideia é justamente difundir a lei da Semana de Leitura para que ela possa ser aplicada cada vez mais, para um número maior de pessoas. Integrar a comunidade nessa ação é essencial para expandir o hábito de ler e estudar e, assim, formar cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva”, diz o vereador.
O encerramento da Semana de Leitura acontece em 9 de maio, a partir das 13h, no CEU Vila Atlântica | Rua Coronel José Venâncio Dias, 840 – Vila Jaraguá, com vasta programação também.
Confira a programação completa no site www.estudoeleitura.com.br/agenda-sel/.
Serviço
Abertura da 14ª Semana de Estudo e Leitura
Evento fechado para alunos, professores e bibliotecários da Rede Municipal de Ensino.
Data: 05/05, às 13h
Local: Theatro Municipal de São Paulo | Praça Ramos de Azevedo, s/n – República