Os check-ups preventivos também precisam envolver os exames oftalmológicos. De acordo com o oftalmologista Fernando Naves, do hospital Santa Casa de Mauá, muitas doenças oculares parecem inofensivas. Entretanto, é preciso ficar atento porque algumas são silenciosas e podem levar à cegueira.
“Existem doenças oculares bastante agressivas e estão relacionadas à idade, à genética ou a outros fatores. Por isso, as consultas de rotina devem ter início ainda na infância e seguir periodicamente. Após os 40 anos de idade, o ideal é que a visita ao oftalmologista seja anual”, recomenda Naves.
Segundo relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima-se que existam mais de 1,5 milhão de pessoas cegas no país e 90% dos casos de deficiência visual são previsíveis ou tratáveis.
Entre as doenças mais comuns que podem levar à perda da visão estão a catarata, o ceratocone e o glaucoma. Já entre as mais recorrentes e de má formação que podem ser corrigidas com óculos ou outros tratamentos estão as conjuntivites – bacteriana e viral, alergias oculares, a miopia, o astigmatismo, a blefarite, o estrabismo, a hipermetropia, a síndrome do olho seco, o terçol, entre outras.
Ao perceber a persistência de alguns sintomas como lacrimejamento, olho vermelho, secreção, crostas nos cílios, visão embaçada, muita sensibilidade à luz, dores de cabeça, alterações pupilares, entre outros, procure um oftalmologista.
Os cuidados com a visão são importantes e devem fazer parte do dia a dia. Além das consultas de rotina, vale não coçar ou esfregar os olhos; utilizar óculos de sol de boa qualidade; controlar doenças como diabetes e hipertensão; utilizar maquiagem de boa qualidade, evitar seu compartilhamento e fazer a remoção antes de dormir; não utilizar colírios sem orientação médica; descansar a vista durante o uso prolongado de telas; inserir na dieta alimentos ricos em ômega 3 e vitaminas A, B, D e E e redobrar os cuidados de higiene ao usar lentes de contato.
Durante o inverno também é preciso manter os cuidados com a hidratação dos olhos, já que no período há maior concentração de poluentes, pois embora a incidência dos raios solares seja menor, é importante fazer o uso de óculos de sol e tomar cuidado com roupas e objetos guardados há muito tempo em razão da poeira acumulada.
O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1.374 – Vila Assis – Mauá – telefone (11) 2198-8300. / santacasamaua.org.br/