Como uma das linguagens artísticas mais lúdicas e surpreendentes, o Circo se fortalece na zona norte de São Paulo. Trata-se da abertura da Arena da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. O novo espaço será aberto no dia 8 de dezembro, domingo, a partir das 18h30, com três apresentações gratuitas.
A programação de inauguração do espaço é marcada por espetáculos em diversas modalidades de aéreos que desafiam a gravidade e oferecem a sensação de liberdade. Na noite do dia 8/12, espectadores de todas as idades poderão assistir as seguintes atrações.
A Fábula de Brilho é um espetáculo circense da Cia Anjos Voadores que reúne trapézio de voos, acrobacia aéreas por liras (arcos), tecido acrobático e cenas de palhaços. A história apresentada visa celebrar a infância e resgatar o sentimento de “ser criança” por meio da comédia, da emoção e da imaginação.
Já presenciou pessoas que “extrapolam” o chão e o ar apoiadas em tecidos? E criam figuras aéreas que transmitem a sensação de estar voando? O público poderá conferir essa harmonia e precisão com o Duo Martinelli, formado pelos artistas Bruna Pepino e Brendon Rafael. Como acrobatas, se apresentam com saltos e rodopios em faixas e tecidos, controlando a velocidade com o equilíbrio e a força corporal. Enquanto desafia até as leis da gravidade, a dupla também utiliza recursos como bambolê e arcos na modalidade lira.
Os aprendizes dos cursos de circo da Fábrica, conhecidos como Ateliês de circo, também apresentarão ao público um espetáculo circense lúdico para que os espectadores conheçam o cotidiano e funcionamento das aulas, além de apreciarem o trabalho artístico do grupo e dos professores locais.
Toda a programação é acompanhada pelo mestre de cerimônia Gilberto Caetano e contará ainda com música de fanfarra da banda A5 em PB com repertórios vocais e instrumentais que remetem ao circo de diversos países onde essa arte se destacou. Durante o evento, serão distribuídos pipoca e algodão doce para o público presente.
Além de funcionar como um espaço para o desenvolvimento de trabalhos circenses, a Arena da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha foi projetada para acolher eventos de teatro, dança, música, saraus, dentre outras linguagens produzidas por grupos, coletivos e artistas das periferias.
O novo local também foi desenvolvido para atender a alta procura pelos ateliês de circo da unidade Vila Nova Cachoeirinha. Desde o início das atividades, em 2012, esse ateliê contribui para a formação de base e aprimoramento de jovens. Alguns desses aprendizes se encaminham e trabalham de maneira profissional no circo.
SERVIÇO
8 de dezembro, domingo, a partir das 18h30
Capacidade do espaço para receber o público: 300 lugares
– A Fábula de Brilho
Da Cia Anjos Voadores
Direção: Willams Aris
Produção: Rosaine Braga e Willams Aris
Ficha Técnica: Claudio Costa, Ney Silva, Rosaine Braga e Willams Aris
– Duo Martinelli
Acrobatas Bruna Pepino e Brendon Rafael
– Apresentação da turma do Ateliê de Circo da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Aprendizes apresentam espetáculo lúdico, mostrando métodos e práticas da formação realizada na unidade.
*Toda a programação é acompanhada do mestre de cerimônia Gilberto Caetano e de músicas de fanfarra, ao vivo, da banda A5 em PB.
Grátis | Classificação livre
Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha – Rua Franklin do Amaral, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP
Fábricas de Cultura
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h
www.fabricasdecultura.org.br