A busca por conteúdos relacionados ao termo “racismo estrutural” registrou crescimento de 1.400% no balanço dos últimos três anos, entre 2019 e 2022, segundo dados divulgados pelo Google. O número surpreendente revela o interesse daqueles que buscam se educar sobre as questões raciais. Por outro lado, também é reflexo da repercussão de casos e situações de violência contra pessoas negras que, infelizmente, ainda são recorrentes no Brasil e no mundo.
Para contribuir com o debate e favorecer conversas construtivas sobre o tema, a Matrix Editora lançou o livro-caixinha Vamos Falar de Racismo. O material é fruto da parceria entre Alexandra Loras, comunicadora e investidora anjo no programa Shark Tank Brasil, e Maurício Oliveira, jornalista com experiência nas redações dos maiores veículos de comunicação do país.
Na caixinha, 100 cartas com perguntas estimulam diálogos sobre o preconceito e incentivam a conscientização. “Como você reage a piadas racistas?”, “Você segue figuras representativas da cultura e do pensamento negro nas redes sociais?” e “O que vem à sua mente quando você ouve a palavra racismo?” são alguns dos questionamentos que fazem refletir sobre a importância de evidenciar e combater a intolerância racial.
O conteúdo, que tem indicação para uso em dinâmicas de grupo, é um instrumento para que indivíduos de todas as etnias se sintam confortáveis ao abordar um tópico essencial, mas comumente escanteado. Vamos Falar de Racismo também é indicado para quem deseja realizar uma autoavaliação sincera sobre as próprias crenças relacionadas ao racismo e à discriminação.
Ficha Técnica
Lançamento: Livro-caixinha Vamos Falar de Racismo
Autores: Alexandra Loras e Maurício Oliveira
Editora: Matrix Editora
Preço: R$ 43,00
Onde encontrar: Matrix Editora, Amazon
Sobre os autores
Alexandra Loras é comunicadora, mentora, consultora e ex-consulesa da França em São Paulo. Jornalista formada na tradicional Sciences Po, é uma ativista engajada na discussão sobre a representação da população negra na mídia e na educação e os efeitos que isso tem na construção da identidade negra, especialmente das crianças.
Maurício Oliveira é jornalista e contribui para diversas editorias de alguns dos principais veículos do país. Pela Matrix Editora já publicou “Vamos falar de LGBTI+”, “Vamos falar de masculinidade”, entre outros títulos.