Através da comicidade e do lúdico, o espetáculo “Faxina” explora o que é a subalternidade ou os ditos “subempregos”, gerados através do mito da mão de obra desqualificada e seus salários baixos, que acabam sustentando a dominação de classes e mantendo o que já foi estabelecido: um sistema muito bem estruturado e que se coloca como inabalável.
Com orientação de pesquisa de Esio Magalhães, o espetáculo “Faxina” inspira uma reflexão crítica sobre as injustiças sociais sofridas por trabalhadores comuns, transitando por aquilo que há de mais cotidiano, o banal, e o que os une: a coletividade.
Em uma linguagem direta com o público, que está inteiramente posto no jogo de cena, o espetáculo lembra que, para além de nossas diferenças e discordâncias, somos uma única classe trabalhadora.
O espetáculo foi criado a partir de uma temporada de intervenções realizadas em praças da zona leste, mais especificamente na região da Penha, espaços escolhidos pela proximidade dos equipamentos culturais onde a temporada iria acontecer e a região onde o grupo atua. Uma forma que a Trupe em Trânsito encontrou para trazer as pessoas que transitam por esses espaços para dentro do teatro.
“Faxina é um espetáculo solo feito na rua e para a rua, o palco mais ancestral e democrático que temos. A partir de intervenções urbanas, realizadas em praças da zona leste de São Paulo, Rocha, a figura excêntrica que é personagem do espetáculo, encontrou e desencontrou com o povo, das suas mais variadas formas e jeitos, construindo a base da pesquisa cênica através dessa relação”, comenta o grupo.
As ações fazem parte do projeto “Solo em Conjunto” contemplado no Edital de Apoio a Projetos de Múltiplas Linguagens, da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura do Município de São Paulo.
Mais informações: https://www.instagram.com/trupe.emtransito/
Ficha Técnica: Idealização e elenco – Legina Leandro | Orientação de pesquisa: Esio Magalhães | Produção geral e técnica: Calu Batista | Cenotécnico: Zé Dahora | Registros visuais: Joab Kierkegaard | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Idealização: Trupe em Trânsito
Serviço: Espetáculo “Faxina”
Com Trupe em Trânsito
Sinopse: Contratada para faxinar um espaço, Rocha, uma figura excêntrica, ruma ao seu objetivo: deixar tudo um brilho. Na necessidade de cumprir sua função, um varal de possibilidades se estende à sua frente entre quiprocós e confusões, gerando indagações acerca de sua labuta. Até um balde d’água cair sobre sua cabeça.
Duração: 60 minutos
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: Livre (não é um espetáculo infantil)
Quando: 15 de janeiro de 2022 (domingo) – Horário: 15h
Onde: Teatro Flávio Império – Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo – SP, 03721-010