No dia 18 de junho, a comunidade nipo-brasileira comemora os 116 anos da imigração japonesa no país. Para marcar a data, a Soneda A Casa da Beleza (https://www.soneda.com.br/), rede de beleza e bem-estar presente em 16 municípios paulistas, promove neste fim de semana, dias 15 e 16, em sua flagship da Avenida Paulista, 1.405, o Festival da Imigração Japonesa 2024, com apresentações de taikô, feira oriental e oficina de origami.
As apresentações especiais de taikô, os tradicionais tambores japoneses, acontecem às 12 e 15 horas nos dois dias. A feira, com vários expositores orientais de artesanato à produtos de cerâmica, e a oficina de origami, no Jardim Zen, ocorrem das 10 às 16 horas. “A Soneda é uma empresa de origem japonesa e essa é uma forma de homenagearmos os nossos imigrantes”, comenta Rafaela Kamachi, gerente de Marketing da Soneda A Casa da Beleza.
A Soneda é uma das redes mais orientais da Avenida Paulista, região que já concentra algumas das principais organizações e empresas japonesas no país, como Consulado Geral do Japão em São Paulo, Fundação Japão e a Japan House. A loja da Paulista é uma verdadeira referência à cultura japonesa. O subsolo, com o tema Little Japan, em um espaço de 300 metros quadrados, é uma homenagem às raízes japonesas da família Kamachi, com a presença da Daiso Japan, um Jardim Japonês e o Mural da Beleza, com uma pintura de uma figura feminina assinada pela artista plástica Camila Gondo, com vários elementos nipônicos como darumá, tsuru e o maneki neko. Também ali nesse pavimento funciona o restaurante japonês Nakamise Ya.
No primeiro andar, Oásis, funciona um rooftop com um templo de beleza, bem-estar com uma ampla área verde em um lindo trabalho de paisagismo, e um flash bar administrado pela NaNaYá Pâtisserie, sob o comando de Cristiane Sampei.
A Soneda surgiu em setembro de 2018 a partir da união das seis famílias Kamachi, irmãos e sobrinhos da segunda e terceira gerações de imigrantes japoneses que desembarcaram no Brasil a bordo do Arizona Maru em 1934. O nome da rede em japonês significa “plantação de arroz de raízes profundas” e também é o nome do bairro no Japão onde a família surgiu, cujo brasão remete aos antepassados.