Com a chegada das comemorações de Natal e Ano Novo é preciso redobrar a atenção com os pets. Decorações, ceias e até os fogos de artifício podem ser uma ameaça à saúde dos cães e gatos! Por isso, é essencial cuidar da alimentação, da segurança e do bem-estar dos animais com atenção extra nesta época.
“O pet é membro da família e é desejável que ele seja incluído nas festas. Porém, é necessário que isso seja feito com brincadeiras e petiscos específicos para eles”, afirma a médica-veterinária Marina Macruz, supervisora de Capacitação Técnico-Científica e Técnico-Comercial da PremieRpet®.
Alimentação
Nem todos os alimentos consumidos podem ser compartilhados com os amigos de quatro patas. Por isso, é muito importante resistir aos olhares pidões, aos apelos insistentes e não partilhar as refeições e aperitivos com os pets.
“Alimentos que fazem a alegria dos humanos podem esconder diversos perigos para os animais. Uva- passa, chocolate, macadâmia, alho e cebola são apenas alguns exemplos de ingredientes muito usados nos pratos típicos desta época do ano e que podem intoxicar cães e gatos. Sem falar nos exageros calóricos que comprometem o equilíbrio nutricional e causam mal-estar ao animal”, destaca Marina.
Por isso, a PremieRpet® apresenta PremieR Cookie Natal Cães, para que os pets possam participar das confraternizações sem passar vontade e sem abrir mão da saudabilidade, do sabor e dos ingredientes naturais.
A médica-veterinária lembra ainda que o tutor não deve deixar copos de bebida alcoólica pela casa. Além de afetar o estômago, a bebida pode causar sérias complicações, como a intoxicação alcoólica.
Fogos de artifício
Principalmente no Réveillon, uma das grandes preocupações dos tutores de cães e gatos é o barulho das queimas de fogos, rojões e outros efeitos sonoros que podem gerar alto nível de estresse, ansiedade e medo nos animais.
Com o objetivo de aliviar os efeitos nocivos dos ruídos aos pets, a PremieRpet® oferece gratuitamente no YouTube três áudios que mascaram e reduzem ruídos de alta, moderada e baixa intensidade. Os áudios foram desenvolvidos utilizando a técnica do ruído branco (White Noise), unindo sons de diferentes frequências em uma só combinação. Os áudios se sobrepõem aos barulhos que causam ansiedade aos pets, minimizando a sensação de medo e desconforto.
Decoração
Os enfeites espalhados pela casa também podem causar problemas aos pets. Objetos em locais de fácil acesso, como adereços da árvore de Natal, podem causar acidentes ou ser ingeridos, causando engasgamento e asfixia.
Algumas plantas usadas na decoração também podem ser tóxicas para os animais. Um exemplo é a poinsétia (ou flor-do-natal), que tem uma substância que pode afetar o estômago ou esôfago do pet. “Sabemos o quanto os animais são curiosos, então para evitar problemas o ideal é manter as decorações com plantas fora do alcance”, aponta a especialista.
Seguindo essas dicas, o melhor amigo poderá aproveitar as festas de fim de ano junto com a família, com saúde e sem sustos!