A fondue é a marca registrada do inverno. E não é de hoje que nos aquecemos com essa delícia, sabia? Na Suíça, em meio à Segunda Guerra Mundial, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades devido às longas batalhas e ao rigoroso inverno europeu. Então, para não passar fome, derretiam os restos de queijo que sobravam das suas produções e, ao ficar pronto, mergulhavam pedaços de pão no creme. Nos anos 50, a receita se popularizou nos Estados Unidos e assim ficou conhecida ao redor do mundo.
Apesar de ter surgido de uma maneira rústica, a fondue se tornou refinada, servida com diversos acompanhamentos, como pães, legumes e carnes. Agora que você já conhece a história do prato para contar aos convidados, que tal aprender algumas dicas infalíveis para acertar na receita? A Tirolez, a maior empresa 100% brasileira de queijos e uma das principais marcas de laticínios do país, ensina em quatro passos como fazer:
Além destas dicas, há muitas outras disponiveís na Escola do Queijo Tirolez no Youtube da marca. A iniciativa tem o propósito de transformar consumidores em especialistas em queijo.
Agora é só você preparar a sua fondue e se aquecer nesse inverno com o Fondue Suiço, uma receita tradicional, que só precisa ser aquecida para aproveitá-la. Solte sua criatividade ao preparar os seus acompanhamentos favoritos e aproveite a refeição.
Veja a receita completa abaixo.
Fondue Suíço
Ingredientes:
1 dente de alho
1 embalagem de Fondue de Queijo Tirolez
2 colheres (sopa) de conhaque (26 ml)
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino
2 baguetes de pão italiano amanhecidas cortadas em cubos de 2 cm (800 g)
Modo de Preparo:
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 4 porções