O Forró das Minas, coletivo revolucionário e pioneiro no universo do forró pé de serra e da cultura popular nordestina, anuncia a segunda edição de seu festival, com a temática “Elas São Todas!”. O evento acontecerá nos dias 2 e 3 de novembro de 2024, das 14h às 21h, na Casa de Cultura do Butantã, em São Paulo, com entrada gratuita.
Comemorando 6 anos de existência e atuação, o Forró das Minas continua sua trajetória de sucesso, promovendo a presença e a voz das mulheres do forró no palco. Esta edição do festival reunirá mais de 70 mulheres, incluindo cantoras, compositoras, musicistas, DJs, professoras e produtoras, todas unidas pelo propósito de redefinir os espaços e as representações femininas do forró na música, na arte e na cultura.
Fundado por um grupo que inclui mulheres negras, nordestinas, mães solo, lésbicas, periféricas e de várias idades e classes sociais, o Forró das Minas se destaca por suas ações de inclusão e empoderamento feminino dentro de um gênero com cultura tão profundamente enraizada no masculino, como é o caso do forró. “Estamos extremamente empolgadas com a segunda edição do nosso festival ‘Elas São Todas!'”, afirma Andressa Ferri, idealizadora do Forró das Minas. “Este festival é um testemunho do poder e da paixão que as mulheres trazem para a música e para a cultura popular. Nosso objetivo é continuar desafiando as normas e criando espaços onde a voz feminina seja celebrada e respeitada.”
“Esse evento vem trazendo uma sustância muito grande para a música regional nordestina e para o forró, enfim. O forró não é uma coisinha do sertão, ele é uma música do MUNDO”, ressaltou a cantora e compositora Anastacia, um dos maiores nomes da história do forró, que foi homenageada na 1ª edição.
Valorização cultural, empoderamento e empreendedorismo
Desde sua fundação, o Forró das Minas tem se dedicado a promover eventos, palestras, mentorias, cursos, oficinas e rodas de conversa, com o objetivo de valorizar a diversidade e celebrar o empoderamento feminino dentro da cultura popular. A realização do primeiro Festival Feminino da Cultura Popular em julho de 2022 criou um marco histórico no gênero musical, ao colocar mais de 40 mulheres no palco e homenagear grandes vozes femininas.
“Acreditamos que o Forró das Minas é um movimento transformador que mostra a força e a diversidade das mulheres na música”, acrescenta Ferri. “Estamos muito orgulhosas do impacto que já conseguimos ter e ansiosas para o que está por vir. Com mais de uma dezena de projetos do coletivo em circulação e um festival que cresce a cada ano, estamos determinadas a fazer história e inspirar outras mulheres a se juntar a nós.”
Andressa ressalta que o coletivo atua para empoderar e inspirar mulheres, formar redes de artistas, fomentar o cenário feminino da cultura popular nordestina, fortalecer a carreira de artistas independentes, gerar renda para mulheres, muitas das quais são provedoras de seus lares, e buscar igualdade de gênero no cenário cultural.
O Forró das Minas está comprometido com a sustentabilidade e os objetivos da ONU, buscando reduzir desigualdades de oportunidades e alcançar uma maior renda para as mulheres. O coletivo já ultrapassou a marca de 650 apresentações e continua a expandir suas atividades, com a intenção de construir um espaço sólido para promover a equidade no forró e na cultura popular em todo o Brasil.
SERVIÇO
2º Festival Forró das Minas: Elas são Todas!
Datas: 2 e 3 de novembro de 2024
Horário: 14h às 21h
Local: Casa de Cultura Butantã
Endereço: Av. Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri, São Paulo – SP
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Sobre o Forró das Minas
O Forró das Minas é o primeiro coletivo de mulheres dedicado à cultura popular e ao forró pé de serra. Com um trabalho sério e legítimo, o grupo busca estimular, incentivar e inspirar a formação de mais mulheres artistas em todo o Brasil. Conectadas a mulheres de todo o país, as integrantes do Forró das Minas representam uma força e uma potência artística que se esforçam para ocupar todos os espaços e mostrar a importância da diversidade no cenário musical. Instagram // Site