Quem acredita que estudos sobre Psicanálise interessam apenas a psicólogos ou médicos está enganado. Atualmente, essa área da saúde é interessante para complementar a formação de advogados, cineastas, jornalistas, teólogos, pedagogos e outras profissões ligadas à segurança, proteção e assistência social, buscando compreender e contribuir para a resolução de problemas contemporâneos.
Tradicionalmente, o estudo da Psicanálise era ofertado no Brasil apenas como curso livre ou especialização em pós-graduação. Por iniciativa do Centro Universitário Internacional Uninter, o curso superior em Psicanálise foi aprovado pelo Ministério da Educação e será ofertado como um curso inovador em grau de Bacharelado. Terá duração de quatro anos e uma grade curricular de 3.200 horas na modalidade de Educação a Distância (EAD).
A psicóloga e coordenadora do curso de Psicanálise da Uninter, Giseli Cipriano Rodacoski, explica que a graduação foi elaborada para formar um profissional com sustentação teórica e metodológica, capaz de planejar sua atuação em diferentes contextos. “O curso propõe durante os seus quatro anos de estudo, a interação dos alunos com os saberes e fazeres que a Psicanálise acumulou ao longo de mais de um século de existência, contribuindo assim para uma melhor qualidade na prestação de serviços dos futuros psicanalistas à comunidade”, completa.
O que é a Psicanálise
A Psicanálise estuda o ser humano a partir da análise do inconsciente, que é a parte do nosso aparelho psíquico que não nos é totalmente acessível pela razão. O inconsciente existe e se expressa por meio de ações que, muitas vezes, não entendemos. Por exemplo: o que nos dizem os sonhos? Por que temos determinados medos, angústias e compulsões? E o mais importante, como se posicionar em meio a essas forças subjetivas tão reais e que, por vezes, limitam o desenvolvimento pessoal e profissional?
As respostas para essas e outras questões são investigadas pelo psicanalista, que tem como método clínico ouvir e analisar o ser humano na busca pelo autoconhecimento. Além disso, mais que uma relação clínica individual, a Psicanálise também pode ser realizada em grupo, ou para analisar a sociedade em geral, suas culturas e coletivos. As principais áreas de atuação do psicanalista são: clínica, pesquisa, ensino e assessoria institucional.
A Psicanálise surgiu a partir dos estudos freudianos em 1922, e hoje possui três grandes escolas pós-freudianas: Inglesa (ou objetal), Francesa (ou subjetal) e Americana (ou do ego).
No Brasil os psicanalistas são enquadrados na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho, Portaria número 397/MTE de 09/10/2002, sob número 2515.50 que reconhece e autoriza o exercício legal da atividade profissional do Psicanalista em todo o território nacional.
Metodologia
Para atender uma nova realidade na formação de profissionais da saúde, a Uninter desenvolveu um método de ensino único, onde o estudante terá aulas síncronas e assíncronas. Ou seja, parte do conteúdo ficará disponível para que o aluno assista no horário que lhe for mais conveniente, e parte das aulas acontecerão ao vivo com interação online entre o professor tutor e alunos.
Desde o primeiro ano do curso, os estudantes serão orientados ao planejamento de atividades de extensão com a comunidade, por meio de instrumentos de gestão de projetos para promoção, prevenção e tratamento da saúde mental individual, coletiva e assessoria institucional.
Visto que o psicanalista tem sua formação pautada em três vertentes: estudo, análise pessoal e supervisão – o próprio aparelho psíquico do profissional será o seu principal instrumento de trabalho. Portanto, ele também precisa ser analisado para que se sinta autorizado a analisar o outro.
Assim, o último ano do curso envolverá alunos com a experiência de ser analisado e o incentivará a seguir seu percurso de formação contínua, induzindo a organização de grupos de estudos e outras vinculações para fortalecimento da categoria.
As inscrições para o curso estão abertas e podem ser feitas através do link: www.uninter.com/graduacao-ead/bacharelado-em-psicanalise
Mais informações: 0800 702 0500