O projeto Cão de Rodinhas, que há seis anos transforma a vida de cães com deficiência e de seus tutores, alcançou um importante marco ao se tornar oficialmente uma organização não governamental (ONG). Com a nova denominação de Instituto Cão de Rodinhas, a iniciativa, que tem sua missão centrada na inclusão e conscientização, é agora a primeira organização no Brasil a focar exclusivamente em animais com deficiência.
Fundado em 2018, o Cão de Rodinhas nasceu com o objetivo de dar visibilidade a uma causa muitas vezes negligenciada. Como temos uma sociedade ainda bastante capacitista no Brasil, os animais com deficiência muitas vezes são abandonados, ficam para trás na fila de adoção ou mesmo são destinados à eutanásia sem necessidade por não serem “pets perfeitos”. Ao longo dos anos, defendendo estes animais e orientando os tutores com informações sobre os cuidados corretos, o Instituto conquistou parcerias significativas e mobilizou uma comunidade de voluntários e apoiadores que contribuíram para sua expansão e sucesso. A formalização como ONG neste mês de outubro, que coincidiu com o Dia dos Animais, representa um passo decisivo na ampliação do alcance das ações da organização.
A nova fase da organização abrirá oportunidades para parcerias com empresas, clínicas veterinárias e protetores independentes, ampliando a rede de apoio aos pets que precisam de atenção especial. A equipe diretiva do Instituto Cão de Rodinhas, agora composta por Larissa Onuki, Andressa Borges, Jorgete Taniguchi e Pollyana Mayer, está empenhada em continuar a trajetória de acolhimento e transformação na vida dos animais e de seus tutores. “Lutamos para conscientizar toda a sociedade a percorrer conosco uma jornada de inclusão e respeito aos direitos dos animais com deficiência, pois acreditamos que, juntos, podemos promover uma mudança significativa e garantir que todos os pets tenham uma vida digna e feliz”, declara Larissa Onuki, presidente do Instituto Cão de Rodinhas.
Instituto vai intensificar ações educacionais e de amparo
Entre as ações recorrentes do projeto que vão se intensificar na nova fase do Instituto Cão de Rodinhas estão o grupo de apoio Clube do Cão de Rodinhas, com encontros bimestrais nos quais os tutores compartilham experiências e recebem orientações sobre cuidados com pets com deficiência. Além disso, 48 pets com deficiência, vítimas de abandono e maus tratos que residem com protetoras independentes em várias regiões do Brasil são assistidos mensalmente pelo Instituto e recebem doações de fraldas, antipulgas e materiais de cuidados essenciais. “Com a nova estrutura, estamos ainda mais comprometidos em oferecer apoio e conscientização para um número maior de animais e famílias. Continuaremos promovendo encontros bimestrais para tutores, além de dar suporte mensal aos nossos afilhados,”, afirma Larissa.
Outra iniciativa importante mantida pelo Instituto é a cartilha Cuidados do Pet com Deficiência, desenvolvida após pesquisa com mais de 200 tutores e com o apoio de veterinários especializados. Quando o Cão de Rodinhas foi fundado, não existiam informações de qualidade sobre o assunto disponível para a comunidade em geral, cenário mudado pelas ações do Instituto com essa cartilha, distribuída gratuitamente a quem precisa nos formatos impresso ou digital. “Já imprimimos e distribuímos mais de 10.000 cópias gratuitamente, e a cartilha seguirá como uma de nossas ferramentas educacionais para tutores, protetores e profissionais da área. Além disso, lançamos o livro infantil Argos, o Cão de Rodinhas, ilustrado por João Paulo de Carvalho, que é sucesso de vendas e promove a empatia, respeito às diferenças e a compreensão sobre a vida dos pets com deficiência entre as crianças, tendo inclusive concorrido ao Prêmio Jabuti”, explica Larissa Onuki.
Para celebrar essa nova fase, a organização realizará uma live especial nesta terça-feira, dia 8 de outubro, às 20h30, quando a diretoria apresentará os novos objetivos e os próximos passos da ONG. “O evento será uma oportunidade para a comunidade conhecer mais sobre o trabalho que será desenvolvido e se engajar na causa”, conclui a presidente do Instituto.
Sobre o Instituto Cão de Rodinhas
Com o lema “Conscientização e apoio aos pets com deficiência”, o Instituto Cão de Rodinhas surgiu em 2018 para dar visibilidade aos pets especiais, promovendo inclusão e conscientização na sociedade, além de oferecer suporte a tutores em todo o Brasil. Com a missão de combater o preconceito e o capacitismo, o Instituto busca sensibilizar a população sobre as necessidades especiais desses animais, muitas vezes esquecidos nas filas de adoção devido à falta de informação e preconceito. Para mais informações sobre as ações, projetos, iniciativas e eventos promovidos, acesse o Instagram Oficial.