Para começar 2023 com o pé direito, a Japan House São Paulo oferece uma programação intensa de férias, tanto no ambiente virtual como em sua sede, na Avenida Paulista, para todas as idades. Dentre os destaques estão oficinas, palestras, visitas mediadas às exposições em cartaz e rodas de conversa sobre obras literárias.
Em cartaz na Japan House São Paulo até 5 de fevereiro, a exposição A Arte do Ramen Donburi – que apresenta o fenômeno gastronômico do ramen a partir de sua história e de suas tigelas, chamadas donburi em japonês – destaca uma série de atividades paralelas em janeiro, tanto culturais, quanto gastronômicas. Para começar, nos dias 11, 13 e 20, às 15h, a Oficina de Cerâmica: a poética da colher convida o público a explorar um pouco mais o universo da colher, um dos elementos presentes na mostra. Conduzidos pela ceramista Hideko Honma, os participantes irão confeccionar sua própria colher a partir do barro, entrando em contato com dois conceitos japoneses: wabisabi (a beleza que o tempo traz) e ichigoichie (a preciosidade do presente). Nos dias 14 e 15, às 11h e 15h, será a vez das crianças criarem suas colheres a partir de um pedaço de barro. Aqui os pequenos de 7 a 14 anos de idade serão estimulados a sentir toda a textura, temperatura e aroma do barro, enquanto criam o utensílio. Já na Oficina de Customização de Tigelas de Papel, no dia 29 de janeiro, às 11h e às 14h, o público poderá personalizar uma tigela de papel utilizando princípios utilizados pelos diferentes designers cujas peças estão na exposição.
Para aprofundar ainda mais as conversas sobre a cultura culinária do ramen, a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, conduzirá o Bate-papo “Um novo olhar sobre o ramen” ao lado de representantes do Momo Lamen e Misoya, além do produtor cultural Jo Takahashi e o influencer e co-fundador do GoHanGo, Dekidin, no dia 12 de janeiro, a partir das 18h30, para tratar sobre as novas perspectivas para o prato no Brasil.
Na semana seguinte (19), às 18h30, a chef Telma Shiraishi convida os chefs Daniel Kataguire (Lamen The Bowl), Luis Ishikawa (Hidden by 2nd Floor) e a especialista em culinária oriental Marisa Ono para falar sobre os ingredientes que compõem a famosa receita – um bom macarrão, um caldo encorpado e os mais diferentes toppings – no Bate-papo “O ramen e seus ingredientes”. Os dois bate-papos serão realizados presencialmente na Japan House São Paulo e serão transmitidos no YouTube da instituição, contando com recursos de Libras e legenda.
Ainda dentro das atividades paralelas inspiradas na mostra A Arte do Ramen Donburi, a Japan House São Paulo promove Noites de Ramen nos dias 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 1º e 3 de fevereiro, às 19h30, no restaurante Aizomê no segundo andar. As vagas são limitadas e os ingressos já estão disponíveis no sympla.com.br por R$130,00. Cada ingresso dá direito a uma entrada, prato principal, uma bebida e visita guiada à exposição, realizada 15 minutos antes do jantar. O evento conta com o apoio da Beam Suntory e da Japan National Tourism Organization (JNTO),
Para os amantes das artes literárias japonesas a dica é participar do Ciclo de Mangá e do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um. O primeiro, que será realizado presencialmente em duas datas: 21 e 22, às 15h, dá destaque para a obra Pokémon RGB, do mangaká Hidenori Kusaka e Mato. O enredo do mangá gira em torno de Red, um jovem que deseja se tornar o maior treinador Pokémon de todos, e, para isso, parte em uma grande jornada, munido apenas de seu conhecimento, coragem e do amor que sente pelas extraordinárias criaturas que são os Pokémon. O evento é destinado para crianças e adultos, fanáticos ou não por mangá.
Considerada a obra-prima de Nagai Kafu, Histórias da Outra Margem (Bokutō Kidan) é o título escolhido para a edição de janeiro do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, que acontece no dia 26 de janeiro, às 19h. O romance curto, nostálgico e pintado sob as cores das estações do ano em terras japonesas é uma combinação de ficção, diário, poesia, crônicas e memórias, unidas para dar vida a uma trama eufórica que tem como pano de fundo a Tóquio dos anos 1930. A história se passa no efervescente bairro de Tamanoi, zona de prostituição às margens do rio Sumida, onde um escritor vive uma história de amor mal resolvida enquanto escreve um romance sobre um professor aposentado que abandona a família à própria sorte.
Completando a programação de janeiro, a equipe do educativo da JHSP realiza visitas mediadas às duas exposições em cartaz, promovendo trocas de experiências e conhecimentos sobre os temas abordados e suas relações diretas com a cultura e costumes japoneses. Enquanto as visitas dos dias 5, 10, 12, 19, 24, 31, realizadas às 11h30, focam a exposição Tecnologia em Movimento por Xiborg, com os projetos de inclusão e inovação do Japão por meio do trabalho de Ken Endo e sua empresa Xiborg, outras visitas nos dias 5, 10, 12, 17, 19, 24, 26, 31, às 15h, são norteadas pelas icônicas tigelas de cerâmica e a cultura do ramen.
Serviço:
Programação Férias de Janeiro – Japan House São Paulo
Visitas mediadas à exposição A Arte do Ramen Donburi
Quando: 5, 10, 12, 17, 19, 24, 26, 31 de janeiro de 2023, às 15h (Presencial)
Duração: 40 min.
Classificação indicativa: livre
Participação livre
Visitas mediadas à exposição Tecnologia em Movimento por Xiborg
Quando: 5, 10, 12, 19, 24, 31 de janeiro de 2023, às 11h30 (Presencial)
Duração: 40 min
Classificação indicativa: livre
Participação livre
Noites de Ramen JHSP – Edição janeiro
Local: Restaurante Aizomê – 2º andar (Presencial)
Quando: 10, 11, 17, 18, 24, 25 de janeiro e 1º e 3 de fevereiro de 2023
Horários: 19h
Ingressos: R$130,00 (entrada, prato principal, uma bebida e visita guiada à exposição)
Vagas limitadas. Ingressos disponíveis sympla.com.br
Oficina de Cerâmica: a poética da colher
Local: Sala de seminário – 1º andar (Presencial)
Quando: 11, 13, 20 de janeiro de 2023
Horário: 15h
Duração: 90 min.
Classificação indicativa: livre
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senhas distribuídas com 30 minutos de antecedência.
Bate-papo “Um outro olhar para o ramen”
Local: Sala de seminário – 1º andar (Presencial)
Quando: 12 de janeiro de 2023
Horário: 18h30
Duração: 90 min.
Classificação indicativa: livre
Recursos de acessibilidade: Libras e legenda
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senhas distribuídas com 1 hora de antecedência. Haverá transmissão no YouTube da Japan House São Paulo.
Oficina de Cerâmica para Crianças
Local: Sala de seminário – 1º andar (Presencial)
Quando: 14 e 15 de janeiro de 2023
Horários: 11h e 15h
Duração: 40 min
Oficina indicada para crianças entre 7 a 14 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senhas distribuídas com 30 minutos de antecedência.
Bate-papo“O ramen e seus ingredientes”
Onde: Sala de seminário – 1º andar (Presencial)
Quando: 19 de janeiro de 2023
Horário: 18h30
Duração: 90 min.
Classificação indicativa: livre
Recursos de acessibilidade: Legendas e Libras
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senhas distribuídas com 1 hora de antecedência. Haverá transmissão no YouTube da Japan House São Paulo.
Ciclo de Mangá
Pokémon RGB, de Hidenori Kusaka e Mato (Presencial)
Onde: Sala de seminário – 1º andar
Quando: 21 e 22 de janeiro, às 15h
Duração: 90 min.
Classificação indicativa: livre
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senhas distribuídas com 30 minutos de antecedência.
Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um
História da outra margem, de Nagai Kafu (Online)
Quando: 26 de janeiro de 2023
Horário: 19h
Duração: 90 min.
Classificação indicativa: livre
Os participantes do Clube de Leitura podem utilizar o cupom JHSP451 para obter um desconto de 30% no site da editora.
Evento online com transmissão pela plataforma Zoom.
Inscrições prévias em www.japanhousesp.com.br/eventos.
Oficina de Customização de Tigelas de Papel
Local: Sala de seminário – 1º andar (presencial)
Quando: 29 de janeiro de 2023
Horários: 11h e 14h
Duração: 40 min.
Oficina indicada para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senhas distribuídas com 30 minutos de antecedência.
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita. Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.