O primeiro musical assinado pelo cantor e compositor Oswaldo Montenegro, “João Sem Nome”, será encenado no mês de junho num formato inédito, pela Oficina dos Menestréis. Por conta dos protocolos de segurança e das restrições sanitárias, o elenco da Cia Mix Menestréis, com mais de 15 atores (sendo 7 PcD’s) dará vida aos personagens e canções de maneira on-line, transformando cada apresentação numa ocasião especial.
Com direção e concepção de Deto Montenegro, “João Sem Nome On Line” terá cinco apresentações, nos dias 19 (sábado, às 21h), 20 (domingo, às 20h), 22 (terça-feira, às 21h), 26 (sábado, às 16h) e 27 de Junho (domingo, às 20h), que poderão ser assistida pelo canal da Oficina dos Menestréis no YouTube (youtube.com/OficinadosMenestreisOficial).
Vale ressaltar que esta será a primeira vez em que o musical será encenado após o falecimento de Arlindo Carlos Silva da Paixão, o Mongol (1957-2021), coautor da peça e parceiro de vários sucessos da carreira de Oswaldo Montenegro.
Desafios On-Line – Sobre os obstáculos enfrentados no processo de montagem de um espetáculo musical de maneira on-line – com cada integrante do elenco num local diferente por conta do isolamento social imposto pela pandemia – o diretor Deto Montenegro ressalta que “a maior dificuldade foi superar a perda do coletivo, do coro, da música com todos cantando juntos, característica sempre muito marcante em nossos musicais”.
Porém, este novo formato trouxe algumas particularidades que não seriam possíveis nas montagens tradicionais. “A decisão de se montar o espetáculo de maneira on-line fez com que ganhássemos muito pela beleza. Tivemos uma inesperada renovação, já que cada integrante do elenco tem o seu próprio cenário, sua própria luz, seu próprio ângulo, sua própria fotografia, seu próprio enquadramento”, completa o diretor.
Importante ressaltar que alguns trechos da versão on-line contarão com cenas gravadas da primeira temporada do espetáculo, em 2019, cm público, no Teatro União Cultural.
Emoção – Com essa nova montagem de “João Sem Nome”, o cantor Oswaldo Montenegro relembra o início de sua parceria com Mongol, com quem coescreveu a peça. “Nós tínhamos 16 ou 17 anos e eu havia acabado de escrever o que seria minha primeira peça, então convidei Mongol para compor a trilha junto comigo. O curioso em nossa parceria era que fazíamos música e letra juntos, simultaneamente. Poucas parcerias acontecem assim com duas pessoas compondo ao mesmo tempo. Não tínhamos pudor para compor, não tínhamos medo de errar nem de dar sugestões, numa maneira de trabalhar que só tive com ele. Emocionávamo-nos e ríamos das bobagens que sugeríamos ao outro”.
História – “João sem nome” foi criado em 1975, durante o auge da ditadura militar e, com trechos proibidos pela censura, inicialmente foi dirigido por Hugo Rodas, coreógrafo e diretor uruguaio, que influenciou muito a estética de Oswaldo Montenegro nos musicais.
Trata-se de uma peça de temática nordestina, que fala da ânsia de querer ir embora e da ilusão que existe nisso, como retratado no poema “Metade” que, por exemplo, mostra a ilusão criada pela mídia, de que nas grandes cidades todos irão se dar bem.
Foi por meio de “João sem Nome”, que chegou ao Rio de Janeiro em 1976 e já contava com Madalena Salles, José Alexandre, Mongol e outros, que o grupo foi batizado formalmente pelo crítico do Jornal do Brasil, Yan Mishalsky, de “Os Novos Menestréis”.
“Decidi remontar ‘João sem Nome’ enquanto procurava um novo texto para encenar na Oficina dos Menestréis. Então reencontrei esta peça, mais antiga, de Oswaldo Montenegro e Mongol e o que mais me empolgou, primeiramente, foram as músicas. Em seguida, os textos, que são muito bonitos, pois falam da ideia do personagem João, de querer tentar a vida na cidade grande. O espetáculo apresenta algumas dúvidas com que o espectador se identifica, pois não trata-se apenas de ir embora de algum local específico, mas também de deixar alguma situação ou companhia que não se quer mais ter”, afirma o diretor Deto Montenegro.
OFICINA DOS MENESTRÉIS
Em 1981, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro passou a trabalhar com um novo método para dirigir seu elenco de atores, cantores e bailarinos, a fim de atingir maior agilidade, maior noção de conjunto e atenção redobrada dos atores. Desta maneira, ele criou alguns exercícios baseados no método do reflexo e atenção para o treinamento de seus elencos.
Deto Montenegro, irmão e ator de suas peças, desenvolve e adapta para profissionais de todas as áreas este treinamento artístico, acreditando que o desenvolvimento do reflexo, da percepção e da capacidade intuitiva melhoram as condições de vida do indivíduo. Em 1986, monta sua primeira turma de Teatro Musical no Rio de Janeiro, estabelecendo um trabalho de sucesso nos anos seguintes. Em 1991, desembarca em São Paulo junto com a Companhia Oswaldo Montenegro, criando sua primeira turma na cidade, que resultou no musical “Noturno”, em cartaz até hoje na cidade de São Paulo.
Em 1993, Deto Montenegro estabelece sociedade com o ator Marco André Brandão de Magalhães, o Candé, que desde 1987 acompanha-o e estuda o treinamento, como aluno, até 1990 e, como professor, a partir de 1991. Cria-se dessa sociedade a Oficina dos Menestréis, foca em teatro musical linguagem original e vocabulário próprio, contribuindo para a formação de público para o gênero.
FICHA TÉCNICA – JOÃO SEM NOME
Textos: Oswaldo Montenegro
Músicas: Oswaldo Montenegro e Mongol
Direção e concepção: Deto Montenegro
Elenco: Alessandra Bonfim, Aline Leony, Lala Cotrim*, Andre George*, Andrey Coutinho, Edmur Cotrim*, Fábio Baptista, Katya Hemelrijk*, Matheus Montenegro, Matheus Perkmann, Nathalie Mori Taylor Zampieri, Paula Ferrari*, Rodolfo Ferrim* e Selma Rodeguero*.
Participação especial: Tchello Palma e Yan Montenegro.
Assistência de direção: Matheus Perkmann
Direção musical: Fábio Baptista
Assistentes de coreografia: Aline Leony e Paula Ferrari
Diretor de palco: Damião Santana
Desenho e operador de luz: Deto Montenegro
Operador de som: Leonardo Mello
Intérprete de libras: Marisa Peres
Audiodescrição: Ver com Palavras
Direção de produção: Evelyn Klein
Produção executiva: Letícia Reis e Rony Killinger
Assistência de produção: Vivian Oliveira
Designer: Denis Gomes
Foto e vídeo: Trópico Filmes
Realização: Oficina dos Menestréis
* atores com PcD’s.
SERVIÇO
JOÃO SEM NOME
Dias: 19 (sábado, às 21h), 20 (domingo, às 20h), 22 (terça-feira, às 21h com intérprete de Libras), 26 (sábado, às 16h) e 27 de Junho (domingo, às 20h, com audiodescrição e intérprete de Libras).
Grátis
Transmissão pelo YouTube da Oficina dos Menestréis: (youtube.com/OficinadosMenestreisOficial).
OFICINA DOS MENESTRÉIS
www.oficinadosmenestreis.com.br
Facebook: facebook.com/oficinadosmenestreis
Instagram: instagram.com/menestreisoficina
YouTube: youtube.com/OficinadosMenestreisOficial
informacoes@oficinadosmenestreis.com.br
Whatsapp – (11) 94160-2705 / (11) 5575-7472