A vacina meningocócica ACWY, antes indicada somente para adolescentes de 11 e 12 anos, foi ampliada temporariamente até junho de 2023 para adolescentes de 13 e 14 anos.
Segundo o comunicado de imunização do Governo do Estado, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de portadores do meningococo em nasofaringe.
A ampliação da vacina para essa faixa etária tem por finalidade reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe e otimizar o uso das doses da vacina, em virtude do seu baixo consumo nos últimos anos e da existência de quantitativo de doses da mesma.
Além disso, a Secretaria da Saúde de Guarulhos aproveita para ressaltar a importância dos adolescentes apresentarem a caderneta no dia da vacinação para avaliação das doses que esse grupo deve ter em dia.
Sobre a doença meningocócica
Trata-se de uma infecção bacteriana aguda que causa inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central. A transmissão ocorre geralmente de uma pessoa para outra pelas vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também pode ocorrer por meio da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
Calendário de vacinação para adolescentes
Fazem parte do calendário de vacinação para adolescentes as vacinas contra hepatite B, difteria e tétano, febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola (SCR) e papilomavírus humano (HPV). Todas estão disponíveis nas UBS, cujos endereços podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.