Sócias da clínica Espaço Diálogos Vinhedo, as psicólogas Renata Leal Quaglio e Marilei Caldeirão Utikawa recebem no dia 19 de junho, às 15h00, a psicóloga e psicoterapeuta Karina Okajima Fukumitsu. As três profissionais baterão papo com pais sobre o tema Processos autodestrutivos na infância e adolescência. O evento, gratuito, terá transmissão ao vivo pelo ZOOM e também pelo Facebook (@espacodialogosvinhedo).
Pós-doutora em psicologia pela USP e mestre em psicologia clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA), Karina tornou-se referência na área de comportamentos e ações autodestrutivas na infância e adolescência. Figura também entre os principais estudiosos do País sobre os temas suicídio e luto.
“Muito Prazer. Sou a educadora dos pés descalços”, costuma dizer Karina a novos interlocutores. Após curar-se de uma doença autoimune, que provocou a perda de movimentos, ela passou a atender a seus pacientes descalça, “no solo sagrado do consultório e da sala de aula.” Este comportamento resulta do cumprimento a uma promessa feita quando a psicóloga lutava contra a doença.
Karina é também coordenadora de cursos de pós-graduação nas universidades Cruzeiro do Sul (Unicsul) e São Caetano do Sul (USCS), além de membro-efetivo do Departamento de Gestalt-terapia da Unicsul.
“Processos autodestrutivos têm começado cada vez mais cedo. Acometem, sobretudo, crianças com dificuldade para lidar com frustrações e com os ‘nãos’ da vida. Na maior parte dos casos, pais se sentem perdidos em relação a como enfrentar essas circunstâncias”, resume Renata L. Quaglio, psicóloga e psicopedagoga do Espaço Diálogos. A clínica, aberta há dois anos, conquistou sucesso na cidade paulista de Vinhedo, na região de Campinas.
Sócia e parceira de Renata no empreendimento, também psicóloga, Marilei C. Utikawa acrescenta que nos dias de hoje, principalmente neste momento de enfrentamento a uma pandemia com graves desdobramentos a incontáveis famílias brasileiras, é fundamental que pais reconheçam sintomas de comportamentos autodestrutivos e busquem auxílio profissional. “Acreditamos no caminho da psicoeducação”, resume ela.
Como participar: @espacodialogosvinhedo (Facebook) e na plataforma ZOOM, com ID e senha que será disponibilizado nas redes sociais.