Com experiência de mais de 30 anos no mundo corporativo, Robson Profeta explica que, para obter sucesso, é preciso ter o mindset de longo prazoNa era da tecnologia pela qual passamos, adquirimos um padrão de comportamento ainda mais ansioso para as coisas. Com tantos serviços e possibilidades na palma das nossas mãos, desejamos que determinados resultados aconteçam com apenas um clique. Esta ansiedade fortalece nosso comportamento pela busca de métodos mais rápidos.
Para o emagrecimento, a pílula de emagrecimento, procedimentos estéticos ou anabolizantes e para a área financeira, a busca pelo investimento milagroso, contudo, arriscado. Afinal, “não existe almoço grátis”, como ressalta Robson Profeta, executivo e empreendedor especialista em finanças e negócios. Com esse imediatismo todo a fim de alcançar a riqueza, muitos acreditam em fórmulas mágicas, cursos milagrosos e tomam riscos, mas, no fim das contas, quem “paga o almoço” é sempre quem precisa de ajuda e que aposta no caminho mais rápido.
Uma pesquisa do Datafolha mostra que 65% dos brasileiros não poupam para o futuro. Mesmo entre os mais ricos, praticamente a metade não faz reservas. Isso mostra que o brasileiro é imediatista e não pensa no seu dinheiro no longo prazo. Robson Profeta, em seus cursos e palestras, diz ainda que “as pessoas que fazem sucesso não pensam no curto prazo. Elas não pensam em ganhar dinheiro, mas sim em realizar coisas”.
O consultor passou anos estudando o padrão comportamental das pessoas que obtiveram esse sucesso, não somente no aspecto financeiro, e chegou à conclusão de que elas possuem alguns padrões comportamentais distintos e praticamente o mesmo, neste seleto grupo e um destes padrões é o pensamento de longo prazo, e por consequência a construção de patrimônio sólido ao longo dos anos.
Profeta ainda destaca que é preciso fazer o que gosta. “As pessoas costumam começar de cabeça para baixo as coisas. Começam a trabalhar em qualquer coisa para ganhar dinheiro e bancar seu custo de vida. Claro que isto é explicável, mas é preciso fazer algo que realmente gosta, pois se algo der errado, não desistirá com facilidade.” Por esta razão o executivo reforça a enorme importância de um trabalho de orientação vocacional afinal para jovens e claro, aos adultos também.
“Se olharmos para qualquer pessoa que obteve sucesso, veremos que ela não comprou 1000 criptomoedas e ficou rica no dia seguinte. Claro que existe uma estatística baixíssima de pessoas que ficam ricas do dia para a noite na loteria, reality show ou na bolsa de valores, mas este grupo de pessoas faz parte de uma estatística não muito favorável. Por isso, é preciso aceitar o processo de longo prazo e tomar cuidado com as pílulas milagrosas”, exemplifica Profeta.