A Data System, empresa líder no setor de desenvolvimento de softwares para lojas de calçados e roupas para o varejo, em parceria com a Couromoda 2022 – feira que acontece entre 17 e 19 de janeiro, no Expo Center Norte (SP) – irão apresentar a 2ª edição da Varejo Tech Store, loja conceito com várias soluções tecnológicas para ajudar no desenvolvimento e crescimento de pequenos e grandes varejistas.
Na 48ª edição do evento, lojistas poderão conhecer uma operação do varejo de moda, que tem o objetivo de representar a experiência do cliente dentro de uma loja física. O estande, que estará localizado na Rua G com a Av. 3, contará com ferramentas que proporcionam experiências únicas para os consumidores durante as compras, além de ajudarem a otimizar e gerir de melhor forma a rotina empresarial – desde a conferência do estoque até o desempenho dos vendedores, por exemplo-.
Alex Marques, diretor comercial da Data System, explica que o varejo físico e o digital caminham juntos e, por consequência, os empreendedores têm o grande desafio de operacionalizar com excelência a gestão do negócio. “Garantir a lucratividade e uma experiência memorável para o consumidor são pontos fundamentais para manter a saúde das lojas de varejo de moda”, comenta.
O executivo ainda ressalta que, no cenário atual, há três pilares essenciais que devem ser considerados em uma operação varejista: pessoas, processos e tecnologia. De acordo com um levantamento do Sebrae, durante 2020 e 2021, apesar do setor de moda ter sido um dos mais atingidos pela pandemia, mais de 440 milhões de brasileiros abriram um negócio ligado à moda, resultando um aumento de 16,5%, comparado a 2018 e 2019.
Tecnologias que estão mudando o varejo de moda em 2022
Para 2022, 16 empresas com expertise e cases de sucesso, de tecnologia, móveis, consultoria, produtos e visual merchandising irão apresentar soluções eficazes para os lojistas quando o assunto é praticidade, digitalização e conforto para os clientes – todas reunidas na Varejo Tech Store-. Confira as soluções que estarão presentes na loja conceito na Couromoda 2022:
Além das soluções apresentadas acima, vale ressaltar que o estande terá uma estratégia visual merchandising que envolverá exposição de móveis, manequins e produtos simulando um ambiente real de loja. Para 2022, a expectativa da Data System é que pelo menos 700 lojistas possam experimentar da loja conceito, que mostrará soluções de implantação rápida e simples.
“Durante a visita na loja conceito, o lojista terá a liberdade sobre o espaço e conhecer as tecnologias que desejar, com executivos preparados para atendimento personalizado em cada uma delas. Além disso, para melhor aproveitar a experiência na Varejo Tech Store, o visitante irá receber um material de apoio com um mapa, para ajudar na trajetória”, explica Alex.
Em 2020, mais de 600 lojistas puderam conferir em primeira mão a 1ª edição da Varejo Tech Store. “Essa estréia na Couromoda 2020 contribuiu para que pudéssemos concluir o real interesse dos lojistas em conhecer tecnologias que podem ajudar a melhorar a gestão e resultados dos negócios”, finaliza Marques.
A Varejo Tech Store estará localizada na Rua G com a Av. 3. Vale ressaltar que os parceiros oficiais do projeto são: VTEX, Meu Crediário, Principia, Skytef, Elgin, Shipay, ICX Labs, Indeva, Original, Purchase, Falando de Loja, Fibrasil e Immergut.