Com mensagens que reforçam a importância de ações colaborativas e de impacto positivo, os vídeos da parceria, hospedados no site Sicredi e Smurfs, redes sociais e canais do Sicredi no Youtube, já alcançaram dois milhões de visualizações em menos de um mês após o lançamento. O site desenvolvido especialmente para o projeto também já registrou mais de 25 mil acessos e, somente pelo Facebook, mais de um milhão de usuários foram impactados. O projeto, desenvolvido por meio de uma parceria entre a instituição financeira cooperativa e a empresa belga IMPS, detentora dos direitos dos Smurfs, apresenta vídeos protagonizados pelas pequenas criaturas azuis, e que chamam atenção sobre a importância de ações coletivas para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na primeira fase do projeto, foram produzidos seis vídeos. Cada animação enfoca um ODS específico, e também traz exemplos de iniciativas realizadas por cooperativas do Sicredi conectadas aos Objetivos e que, dessa maneira, estão contribuindo com o fomento das metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Criados em 1958 pelo cartunista belga Peyo, os Smurfs são reconhecidos por histórias que enfatizam a importância da ajuda mútua e do bem coletivo. Por esse motivo, além de serem queridos por várias gerações, são embaixadores da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Estamos muito satisfeitos que uma instituição como o Sicredi esteja realizando grandes iniciativas para um mundo melhor e mais sustentável. Portanto, é uma honra que o Sicredi possa se juntar a nós [família Smurf] para o desenvolvimento sustentável, um dos valores fundamentais dos Smurfs. Eles contam com vocês para mudar o mundo e cada gesto conta”, comenta o chefe de Marketing na Communications & Family Entertainment, da IMPS, Philippe Glorieux.
Cooperação para uma sociedade mais próspera
Com um modelo de negócio sustentável e colaborativo, o Sicredi, primeira instituição financeira do Brasil, integra o Pacto Global desde fevereiro de 2020. Ao longo de sua história, tem desenvolvido projetos baseados nos propósitos dos fundadores do cooperativismo e conectados à agenda moderna da ONU. Iniciativas que promovem a educação, a igualdade de gênero e o crescimento econômico inclusivo e sustentável.
De acordo com pesquisa realizada pela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%. O modelo ainda cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.