O Museu das Ilusões, maior acervo de ilusão ótica do mundo, escolheu o Shopping SP Market como sua nova casa em São Paulo. O estudo das ilusões óticas traz um paradigma intrigante: “O que pensamos que estamos vendo, muitas vezes não é a verdade!”. Para explicar como isso acontece na prática, a exposição traz uma experiência de entretenimento, unindo educação e diversão, com novas atrações e totalmente repaginado.
“Da estreia em São Paulo para cá o acervo triplicou, e em abril veio a decisão do novo endereço. Aproveitamos a nova fase para deixar tudo melhor para atender nosso público, com novo layout, repaginação do acervo, além de novas peças. O paulistano merecia essa nova temporada”, explica o diretor executivo do Museu das Ilusões, Paulo Zimmermann.
Uma das explicações de tanto sucesso, é que o museu reúne diversão e conhecimento sobre ilusões visuais, que intrigam o público e a lógica, capaz de entreter os visitantes de forma interativa. Além de espaços instagramáveis, como os painéis 3D, que permitem fotos e filmagens de situações que parecem impossíveis.
A exposição agora faz parte do complexo de entretenimento que o empreendimento oferece. “A chegada do Museu das Ilusões fortalece nosso conceito de ser um shopping cada vez mais completo no hall de entretenimento. Temos a certeza de que será um grande sucesso”, destaca Maíra Santos, gerente de marketing do shopping.
Instalado em um espaço amplo, de aproximadamente 1.000 metros quadrados, a exposição ultrapassa 100 atrações, com experiências divertidas e de ilusão de ótica, que brincam com o cérebro e com a razão. Entre as novidades está uma escultura de sombra, feita com materiais reciclados, retirados do lixo. Ao ser observada nos detalhes não se percebe a imagem que a partir de uma luz dirigida reflete a imagem do cantor Michael Jackson dançando.
Outra novidade inédita é a escultura em homenagem ao Silvio Santos feita a partir de fragmentos tridimensionais que formam a imagem de um dos maiores comunicadores do Brasil. Na exposição também é possível encontrar um holograma de espelhos esféricos 3D que apresenta a sensação de uma imagem flutuando no ar.
O acervo ainda reúne diversos efeitos que provocam as ilusões de ótica, entre eles, uma variedade de painéis 3D – que parecem colocar a pessoa na cena, dezenas de quadros cinéticos – que parecem se mexer provocado por micro movimentos oculares, peças anamórficas, jogo de espelhos, e tantas outras experiências que provocam as ilusões, como a retenção de retina, que leva o olho a ver o que não é real.
A instalação Vórtex, Casa Invertida, Pezão do Gigante e a Sala de Ames também estão no novo espaço. Essas instalações são um grande sucesso de público e estão entre as preferidas dos visitantes para fotos e vídeos.
Serviço
Museu das Ilusões no Shopping SP Market
Quando: a partir de 12/04
Horário: de terça a sábado, das 10h às 22h, com entrada até às 21h; domingos das 12h às 20h, com entrada até às 19h; feriados: das 12h às 20h, com entrada até às 19h.
Valor: R$ 80 inteira e R$ 40 meia-entrada. Valor promocional para Grupos e Famílias a partir de três pessoas ou mais: 3 pessoas: R$ 120, 4 pessoas: R$ 160, 5 pessoas: R$ 200, 6 pessoas: R$ 240,00.
Ingressos: à venda na bilheteria e online através do site: www.museudasilusoes.com.br
Contatos para grupos de excursão e escolas: Telefone (11) 99799-2881
Instagram: @museudasilusoes
Sobre o Museu das Ilusões
Sabe aquela situação que causa na gente uma chacoalhada no cérebro para ver se realmente temos certeza do que estamos vendo? Essa é uma das sensações que o Museu das Ilusões certamente provoca nos visitantes, além de muitos risos e desafios para as nossas certezas. Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, museus com temática similar são o maior sucesso na Europa e EUA.
Inaugurado em 2019, o Museu das Ilusões brasileiro se tornou o maior acervo do mundo em ilusão ótica, reunindo peças clássicas do universo das ilusões, conhecidas mundialmente, e outras criadas especialmente por artistas brasileiros, entre elas, estão algumas peças do artista plástico Ricardo Gouveia Coimbra (In memoriam), do Recife, e de outros artistas que desenvolveram peças inéditas inspiradas à proposta, e que hoje fazem parte de um acervo único. Entre as atrações está o “Pezão do Gigante”, construído pelo artista brasileiro Ulysses Novo. A instalação conta com um ogro gigante, que parece entrar no evento pelo teto.
O Museu das Ilusões, que é itinerante, já passou por mais de 20 cidades brasileiras, entre elas: Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Luís do Maranhão, Manaus, Recife e em São Paulo, sucesso absoluto desde 2020.
A exposição é antes de tudo um passeio divertido pela ciência para brincar com a mente. A curadoria do Museu das Ilusões é do físico e professor Julio Abdalla, também curador da maior exposição científica itinerante do Brasil, a ExperCiência, e o projeto é desenvolvido por Paulo Zimmermann, especialista em projetos de entretenimento e de ideias criativas para eventos em shoppings de todo Brasil.
Sobre o SP Market
O shopping SP Market está localizado na Avenida das Nações Unidas, Zona Sul de São Paulo, próximo à estação Jurubatuba. O empreendimento, que é referência de diversão em todo o país, concentra o Parque da Mônica, maior parque de diversão indoor da América Latina e terceiro maior do mundo, e o Hello Park, maior rede de parques multimídias do mundo. Além disso, conta com um mix de mais de 250 operações, 11 salas Stadium Cinemark com tecnologia X-D, 3 praças de alimentação, restaurantes e completa ala de serviços. O complexo atrai mensalmente mais de 1 milhão de visitantes e destaca-se pela forte gastronomia com marcas como Outback, Coco Bambu, Paris6, Madero, Mania de Churrasco Premium, Pecorino e Bar do Alemão.
Endereço: Av. das Nações Unidas, 22540, Jurubatuba
Central de Atendimento: (11) 5541-2006 – www.shoppingspmarket.com.br
Mais informações: @shoppingspmarket_oficial