A quinta edição do Encontro, promovido pela Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, será inteiramente on-line e gratuito.
“Dentro das Casas, pela internet” é o tema do evento que acontecerá em três dias seguidos, de quinta a sábado: dias 23 e 24 de julho, quinta e sexta-feira, das 18h às 20h, e dia 25, sábado, das 15h às 17h. Em três mesas-redondas realizadas a distância, profissionais de diversas instituições de São Paulo e de outros locais do país compartilharão suas experiências a partir da interrupção de atendimento presencial ao público, que impulsionaram a implementação de novas ações via internet, bem como suas perspectivas para o período de reabertura desses espaços ao público.
O encontro visa à participação de instituições com perfil de museu-casa que podem ser distinguidos como espaços focados em literatura, em âmbito nacional. Seu objetivo é promover a troca de experiências entre instituições fundamentalmente relacionadas a personalidades da literatura, por meio de profissionais a elas ligados, ou cujo campo de estudos se associe ao segmento.
Destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras (línguas, literatura, teoria literária e tradução), artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, bem como a representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas, e, de modo geral, a interessados em museus e cultura, a 5ª edição do evento está com inscrições abertas até o dia 21 de julho pelo site da Casa Guilherme de Almeida: https://bit.ly/3iQqX6Y. O evento será realizado pela plataforma Google Meet e o link de participação será enviado aos inscritos pelo e-mail.
Confira a programação completa do V Encontro de Museus-Casas Literários:
“Dentro das Casas, pela internet”
Coordenação: Ivanei da Silva e Marcelo Tápia
23 de julho, quinta-feira, das 18h às 20h
Mesa-redonda:
Cláudia Storino – Diretora do Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx– IPHAN (Rio de Janeiro, RJ)
Marcelo Tápia – Diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)
Mário Chagas – Diretor do Museu da República – IBRAM (Rio de Janeiro, RJ)
Ivanei da Silva (mediador) – Museólogo – Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)
Dia 24 de julho, sexta-feira, das 18 às 20h
Mesa-redonda:
Cícero Antônio F. de Almeida– Museólogo no Museu Casa Geyer – IBRAM (Rio de Janeiro, RJ)
Frederico de Andrade Pontes – Diretor do Museu Casa José de Alencar – Universidade Federal do Ceará, UFC (Fortaleza, CE)
Ronaldo Alves de Oliveira – Coordenador do Museu Guimarães Rosa – Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – DIMUS (Cordisburgo, MG)
Jurema Seckler (mediadora) – Diretora do Museu Casa de Rui Barbosa / Ministério do Turismo (Rio de Janeiro, RJ)
Dia 25 de julho, sábado, das 15h às 17h
Mesa-redonda:
Davidson Kaseker – Coordenador do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – SISEM-SECEC-SP (São Paulo, SP)
Rosa Fátima de Souza-Chaloba – Professora titular da Unesp – Araraquara; coordenadora da Chácara Sapucaia (Araraquara, SP)
Sandro Marcelo Cobello – Chefe da Divisão de Turismo na Estância Turística de São Roque, responsável pelo Sítio Santo Antônio e Capela (Sítio Santo Antônio e capela anexa – São Roque, SP)
Jaqueline Ferreira – Chefe de Eventos Culturais da Divisão de Turismo da Estância de São Roque – SP
Alexandra Rocha (mediadora) – Coordenadora do Núcleo Educativo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)