O que existe por trás de um canal com milhões de seguidores e visualizações mensais? Se, para muitos, gerar conteúdo na internet parece ser uma simples questão de ligar a câmera e começar a gravar, sustentar um canal de sucesso, que mantenha o público assíduo, envolve muitas variáveis.
O Primo Rico, canal construído por Thiago Nigro, ganhou muita notoriedade nos últimos anos, trazendo conteúdos sobre educação financeira, investimentos e negócios de maneira mais acessível e com uma linguagem simples para pessoas que queiram se aventurar pelo mundo do mercado financeiro.
Atualmente, o canal do YouTube conta com 5,76 milhões de inscritos, com vários vídeos que bateram a marca dos 4 milhões de views. Some-se a isso outros spin-offs do canal oficial, como o PrimoCast, Primoverso, Finclass, canal do Joel Jota e do Bruno Perini, que somam mais de 2 milhões de seguidores.
Porém, para produzir um conteúdo que seja atrativo, atraia o público e gere tração é preciso muito mais do que expertise em finanças ou boas ideias no formato dos programas. É necessário ter uma infraestrutura que permita excelente qualidade de som e imagem, agilidade no controle de cortes e câmeras e, também, com a possibilidade de reposição em caso de falhas e problemas, pois, por mais clichê que pareça, “tempo é dinheiro”.
Foi o que levou o Primo Rico a, recentemente, realizar um bom investimento em uma parceria para repaginar seus equipamentos de gravação e levar aos espectadores, além de uma imersão mais profunda, conteúdos muito bem produzidos e com maior frequência.
“Chegamos a um momento em que precisamos melhorar a nossa infraestrutura para economizar tempo, e isso ajuda demais a escalar o negócio”, explica Kaique Torres, produtor, diretor, editor e que também participa de alguns episódios do Primo Rico.
Segundo o produtor, com o aumento da produção de conteúdo do canal, que passou a contar com cenários diferentes, estava ficando muito custoso, em termos de tempo, ficar mudando os equipamentos de gravação de um lado para o outro, já que era preciso instalar, regular câmeras e microfones, fazer ajustes, testar e, aí sim, começar a gravação. Tudo isso gerava um custo semanal de cerca de três horas e, conforme Kaique, tempo que daria para gravar um ou dois novos episódios.
A solução veio com a Viddium, empresa de inteligência audiovisual que disponibiliza produtos das melhores marcas no mundo. Contando com uma série de clientes no Brasil, ela oferece equipamentos de gravação, como câmeras, placa de captura, tripé, câmera PTZ (robótica), controle de câmera e switch para corte de câmera.
A empresa trabalha com os melhores equipamentos encontrados no mundo, o que permite agilizar o processo de montagem do set de equipamentos, já que muitas vezes é difícil realizar a importação e contar com o suporte na escolha do set de equipamentos adequado para as demandas e com a possibilidade de rápida reposição em caso de problemas ou falhas.
Para atender diferentes públicos, com vários tamanhos, a empresa oferece diversos pacotes, dos mais acessíveis, com equipamentos mais básicos, podendo chegar a estruturas maiores, de acordo com a necessidade e o orçamento. Além disso, a empresa também fornece assessoria para que os equipamentos sejam utilizados em sua eficiência máxima, o que gera um resultado muito profissional e de qualidade superior.
“Para o Primo Rico, os equipamentos utilizados nas gravações foram: Blackmagic Design Studio Camera 4K Pro, Design HyperDeck Studio HD Plus, Design HyperDeck Studio 4K Pro e Design ATEM Television Studio Pro 4K”, explica o gerente comercial da Viddium, Daniel Jobabi Costa Oliveira, que acompanhou todo o processo de instalação e testagem dos itens.
Como a empresa tem uma base em São Paulo com vários equipamentos em estoque, a reposição é rápida, caso haja alguma falha, outra vantagem elencada por Kaique Torres. “O nosso público vai ter acesso a muito mais conteúdos interessantes e com a qualidade que eles merecem”, celebra o produtor.
ACESSE
Primo Rico: https://www.youtube.com/c/ThiagoNigro
Viddium: https://www.viddium.com.br/