A Qatar Airways recentemente teve a oportunidade de adicionar um pequeno número de aeronaves Boeing 737-8 Max à sua frota, e a primeira delas chegou a Doha no dia 15 de abril. Desde então, a aeronave passou por manutenção pós-entrega, que incluiu instalação de streaming IFE. Além disso, a aeronave tem sido usada para treinamento de pilotos quase todos os dias.
A utilização dos Boeing 737-8 adicionará capacidade para ajudar a impulsionar o crescimento futuro, especialmente nos mercados de curta distância, que serão expandidos para outras nações além da rota Doha-Kuwait-Doha, principalmente nos países do Golfo, à medida que novas aprovações ocorrerem. Como uma companhia aérea em rápido crescimento, essas aeronaves eficientes e modernas são uma adição bem-vinda às aeronaves de fuselagem estreitas para apoiar os planos de expansão sustentável da Qatar Airways. A companhia aérea já recebeu também seu segundo Boeing 737-8 e receberá as 7 aeronaves restantes até o final de julho.
A Qatar Airways é um dos principais clientes do Boeing 737-10, com 25 desse tipo encomendados no Farnborough Airshow em 2022. O Boeing 737-10 e o Boeing 737-8 têm várias sinergias operacionais, principalmente no treinamento de pilotos e assistência em solo, que agregará valor aos clientes, embora haja diferenças nas comodidades a bordo, como o Oryx One Play Wireless Inflight Entertainment, em vez das telas IFE individuais que estarão disponíveis no Boeing 737-10. Embora o Boeing 737-8 opere em trechos mais curtos, não se espera que estes sejam operados exclusivamente com esta aeronave e utilizarão de forma flexível o Boeing 777 e o Airbus A350, dependendo da demanda e da capacidade.