• Entre em contato:
  • 55 11 98730-4231
  • 55 11 98199-1977
  • comercial@objetivacomunicamidia.com.br
  • Home
  • Animais & Veterinários
  • Carreira & Educação
  • Culinária & Gastronomia
  • Cultura & Entretenimento
  • Economia & Negócios
  • Hotel & Turismo
  • Imóveis & Decoração
  • Ofertas, Cupons & Presentes
  • Olá! Informa
  • Produtos & Serviços
  • Saúde & Beleza
  • Tecnologia & Games
  • Contato

Onboarding

  • Home
  • noticias educação
  • Onboarding
Abril Laranja
25 de abril de 2023
Transformação digital
25 de abril de 2023

Onboarding

Successful professional making speech for colleagues at seminar or briefing

A contratação e chegada de novos profissionais às empresas pode ser uma etapa desafiadora a todos os envolvidos. De um lado, estão as lideranças e equipes que já fazem parte do negócio e esperam contribuições importantes dos recém-contratados; e de outro, estão os novos talentos, que normalmente chegam com muita energia e empolgação para agregar resultados. E para que essa relação se estabeleça com equilíbrio e transparência, um processo de onboarding – traduzido livremente como “embarque” – realizado de maneira eficiente pode fazer muita diferença.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor, um processo de recepção e integração de novos colaboradores, quando bem-feito, pode aumentar em até 82% sua sintonia e permanência na empresa, elevando em até 70% as taxas de produtividade. Em contrapartida, um levantamento feito pela Gallup, mostrou que quase 90% das empresas não consideram que seu onboarding esteja de acordo com as melhores práticas, o que demonstra a necessidade de aprimorar esse processo, a fim de reduzir os índices de turnover e garantir que as equipes contem com profissionais alinhados aos propósitos do negócio, cientes de suas funções e com senso de pertencimento – o que impacta direta e positivamente na employee experience.

Segundo Alline Antóquio, diretora executiva e especialista em Google da Gentrop, empresa especialista em transformação digital e líder no quadrante de provedores Google no Brasil, a humanização desse processo é a grande chave para o sucesso de sua efetivação.

“Vivemos grandes mudanças, nos últimos anos, em relação aos modelos de trabalho e adesão às novas tecnologias. Boa parte das companhias embarcaram de vez na transformação digital, aderiram a ecossistemas de inovação repletos de soluções que permitem uma rotina à distância ou mesmo híbrida. Entretanto, não basta apenas investir na parte tecnológica, é preciso ter consciência que todo esse processo, do qual o onboarding também faz parte, deve ser feito de maneira humanizada para que o colaborador se sinta de fato inserido, integrado, e esteja apto a entregar todas as tarefas e desafios inerentes de sua nova função”, explica Alline.

Nesse sentido, a executiva evidencia as funcionalidades de algumas plataformas e soluções, essenciais para que os novos profissionais possam atuar colaborativamente, conversando por meio de canais de comunicação seguros e padronizados, bem como receber feedbacks constantes e em tempo real sobre sua performance e desempenho.

“Ecossistemas como o Google Cloud Plataform e Google Workspace reúnem todos os dados do negócio em nuvem e permitem que as equipes estreitem a comunicação e tenham acesso às informações e documentos necessários para as atividades do dia a dia. Outras soluções, como o Smart Office da Gentrop, focado em people analytics, é capaz de conectar insights de tecnologia com comportamento humano e ajuda a entender e avaliar os colaboradores que estão fazendo uso das novas soluções tecnológicas; ou ainda o Genguide, um centro de treinamentos e capacitação contínua, criado pela Gentrop para clientes Google. Conexões, feedbacks e treinamentos constantes e em tempo real têm contribuições imensas no processo de onboarding, permitindo, de fato, um profundo alinhamento com a cultura organizacional. E mais do que isso, uma inovação humanizada em tempos de alta rotatividade”, pontua a diretora.

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Siga o Guia Olá!SP






RECEBA NOSSAS
NOVIDADES


    Entre em Contato

    Empresa registrada com CNPJ e Inscrição Municipal.

    Atendimento

    segunda a sexta-feira: 10h às 20h
    sábado: 10h às 14h

    Localização

    São Paulo/SP

    Contatos

    55 11 98730-4231

    55 11 98199-1977

    comercial@objetivacomunicamidia.com.br

    © 2019 Guia Olá!SP. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Publique-se Digital