“Os Escafandristas” retorna a São Paulo, no dia 3 de outubro, para uma curta temporada no Teatro Itália. Com texto de Vinícius Piedade, que também assina a direção com Juliano Barone, o espetáculo faz uma reflexão profunda sobre a relevância do teatro na sociedade contemporânea a partir do reencontro de atores que integravam uma companhia.
O convite parte do diretor, Lucas, com o objetivo de discutir um novo projeto, após um longo hiato. O reencontro, prometendo um retorno criativo, rapidamente revela as tensões e desilusões acumuladas entre os integrantes. Romero, o ator frustrado, busca voltar aos palcos; Larissa, agora mãe, enfrenta a dificuldade de equilibrar sua nova vida com o teatro; Diego, o galã da televisão, debate a relevância de seu retorno ao grupo; e Rafaela, a atriz cult, quer expor os abusos passados. No decorrer do encontro, a peça, que mistura humor, drama e ironia, se transforma em um metateatro, explorando as complexidades das relações humanas e as contradições do fazer artístico.
“Os diálogos seguem uma linha realista e crua e a teatralidade vai se estabelecendo na medida em que o diretor personagem passa a dirigir em tempo real a peça que o público está assistindo”, fala Vinícius Piedade sobre o reencontro que se transforma em um campo fértil para o confronto de ideias e emoções.
As relações caóticas potencializam a complexidade de desejos, traumas e vivências. Com humor e ironia, a peça desglamouriza a atividade artística, expõe controvérsias e as veias abertas da polaridade cotidiana. A trilha sonora, executada ao vivo por um guitarrista que apenas o diretor vê e coordena, reverbera as intensidades emocionais das personagens, que passeiam do humor à fúria transitando em uma linha tênue entre encontro, ensaio e peça: realidade e ficção.
“Os Escafandristas”, que estreou com sucesso em fevereiro último na Biblioteca Mário de Andrade, estabelece o tempo cronológico do encontro de tensão crescente até o final inesperado. As questões postas neste teatro dentro do teatro acabam por produzir um acontecimento que potencializa a reflexão do sujeito moderno diante da perspectiva de retrocesso.
Sinopse
Ao reunir os antigos membros do grupo “Os Escafandristas” após um longo período, o diretor Lucas desencadeia uma série de revelações inesperadas. Romero, distante dos palcos, enfrenta sua frustração; Larissa tenta equilibrar as demandas da maternidade com a carreira; Diego, o galã da TV, questiona sua verdadeira identidade; e Rafaela busca expor velhos abusos. O que parecia uma simples reunião para discutir um novo projeto se transforma em um vibrante confronto sobre o papel do teatro contemporâneo, entrelaçando humor e uma reflexão profunda sobre a arte e suas contradições.
Serviço:
OS ESCAFANDRISTAS
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia dramática
Data: de 3 a 24 de outubro, quintas-feiras, às 20h
Ingressos Online: https://bileto.sympla.com.br/event/95545/d/263749/s/1804338
Bilheteria abre duas horas antes do espetáculo
Teatro Itália – 290 lugares
Av. Ipiranga, 344 – República – São Paulo
Ficha Técnica:
Texto: Vinícius Piedade
Direção: Juliano Barone e Vinícius Piedade
Elenco: Cris Eifler, Fernanda Mariano, Marcus Verissimo, Pedro Casali e Vinícius Piedade.
Direção Musical e músico: Gabriel Ferrara
Desenho de luz: Luciana Silva
Figurino: Piedad
Cenografia: Marcus Veríssimo
Operador de luz: Luciana Silva
Redes Sociais: Cris Eifler
Fotos: Danilo Ferrara
Designer: Pedro Casali
Produção: Marcus Veríssimo e Vinícius Piedade