A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e a ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais) anunciam o lançamento do Passaporte Ferroviário de São Paulo, um projeto que visa incentivar o turismo sustentável e valorizar o patrimônio histórico e paisagístico do estado por meio das viagens de trem. O lançamento oficial ocorrerá em 14 de abril, às 17h, durante a WTM Latin America 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Segundo Adonai Arruda Filho, presidente da ABOTTC e diretor-geral do Trem da República, a iniciativa busca resgatar o charme das viagens ferroviárias, combinando história, paisagens e desenvolvimento regional. “O passaporte não é apenas um benefício, mas um convite para explorar São Paulo com slow tourism, valorizando cada parada como parte da experiência”, destaca.
O passaporte oferecerá descontos e benefícios em 11 trens turísticos de São Paulo e museus. E quem completar o tour, com todos os carimbos, ganha um cap de maquinista da Abottc. São eles: Trem da República (Itu/Salto), Expresso Turístico da CPTM Paranapiacaba (São Paulo/Paranapiacaba), Expresso Turístico CPTM Mogi das Cruzes (São Paulo/Mogi das Cruzes), Trem dos Imigrantes (São Paulo), Sistema Funicular Monte Serrat (Santos), Bonde de Santos (Santos), Trem dos Operários (Sorocaba), Trem Campinas Jaguariúna (Campinas/ Jaguariúna), Trem de Guararema (Guararema), Estrada de Ferro Campos do Jordão (Campos do Jordão), Museu Ferroviário de Jundiaí (Jundiaí), Museu Catavento (São Paulo), Museu Ferroviário de São José do Rio Preto (São José do Rio Preto) e Museu Catavento (São Paulo).
Concurso Fotográfico “Nos Trilhos Paulistas”
Juntamente com o passaporte, a ABOTTC promove o concurso fotográfico “Nos Trilhos Paulistas”, que premiará as melhores imagens capturadas em cenários ferroviários. As 14 fotos vencedoras farão parte de uma exposição itinerante em estações da CPTM, e os autores ganharão passagens em trens turísticos. O resultado será divulgado no dia 14 de maio.
Turismo ferroviário
O Passaporte Ferroviário São Paulo integra o programa “SP nos Trilhos”, lançado em novembro de 2024, que prevê R$ 1,8 bilhão em investimentos até 2035 para ampliar 23 circuitos turísticos e melhorar a integração entre trens, rodovias e hidrovias.
Dados da ABOTTC revelam que os 19 trens associados transportam 4 milhões de passageiros por ano no Brasil. Em São Paulo, o setor movimenta R$ 420 milhões anuais, reforçando seu potencial como vetor de desenvolvimento.
“Estamos estruturando corredores turísticos para transformar os trilhos em eixos de crescimento e estes trens transformam as paisagens urbanas e rurais, beneficiando os municípios por onde passam”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP.”
Serviço
Lançamento do Passaporte Ferroviário São Paulo
Coletiva de imprensa: 14/04
Horário: às 17h
Local: na WTM Latin America (Expo Center Norte – SP)
Informações sobre o concurso: https://vocenostrilhospaulistas.wishpondpages.com/