Passion economy é um termo que surgiu nos Estados Unidos. No Brasil, também conhecido como Economia da Paixão, a expressão está ligada aos negócios que são criados a partir dos hobbies das pessoas. Durante a pandemia esses negócios tiveram um boom. O motivo está atrelado a alta taxa de desemprego no país. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no terceiro trimestre de 2020 o número de brasileiros desempregados era maior que 14,1 milhões. Se comparado com o mesmo período de 2022, o número teve uma queda, mas ainda são 9,5 milhões de pessoas sem emprego fixo.
Diante desse cenário, muitas pessoas começaram a empreender. Com isso, atividades que antes eram de lazer passaram a ser a principal fonte de renda ou complementar. Para esse novo modelo de economia, a internet e redes sociais possuem um papel importante, já que é possível conciliar com as demais atividades do dia a dia.
Na área da gastronomia, foi possível observar muitas pessoas vendendo bolo de pote, pães caseiros e marmita fits, entre outros. Essas habilidades eram reservadas para momentos em família, mas por conta da necessidade, as paixões se tornaram negócios.
“Trabalhar como o que ama é o sonho de toda pessoa. É uma maneira sadia e voraz de conseguir se sustentar e até mesmo fazer uma renda extra. Além disso, com as redes sociais e as possibilidades do on-line tudo se tornou mais fácil, como: divulgar e atrair clientes. Com isso, o sonho de empreender, por hobby, torna-se possível. Na minha opinião, essa tendência veio para ficar, beneficiar e aumentar o número de negócios no país”, ressalta Claudio Gandelman, sócio fundador e CEO do DeliRec, rede social para os apaixonados por gastronomia, em que os criadores de conteúdos publicaram as suas criações e ainda podem monetizar com receitas.
Portanto, a principal característica da passion economy é a individualidade, já que é possível criar negócios a partir de um hobby. Além disso, há também o benefício de trabalhar como o que realmente ama e pode aflorar ainda mais a criatividade.