Considerado o melhor destino insular do mundo, o Arquipélago da Madeira é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas povoadas, enquanto Desertas e Selvagens são reservas naturais desabitadas. De origem vulcânica, Porto Santo é ainda mais antiga que a Madeira, povoada há mais de 600 anos. O destino possui um rico patrimônio histórico e natural, a melhor praia da Europa, um povo acolhedor e atividades incríveis para fazer o ano todo. Veja dez motivos para visitar Porto Santo.
1 – Praias
A praia de Porto Santo é um dos destinos mais paradisíacos do arquipélago, tanto que em 2022 foi eleita a melhor praia da Europa pela ‘European Best Destinations’. Ao longo da costa, uma variedade de praias atende tanto quem busca por um tesouro escondido quanto quem prefere infraestrutura para a família. Entre as mais próximas do centro que oferecem boas opções de comodidades está a praia do Ribeiro Salgado, uma das mais conhecidas do extenso areal dourado. Já a praia das Salemas é mais tranquila e acessível apenas com a maré baixa, quando aparecem inúmeras piscinas naturais.
2 – Esportes aquáticos
Porto Santo oferece ótimas condições para atividades náuticas, já que possui um mar cristalino com águas calmas e azul-turquesa, além de uma vasta diversidade de fauna marinha. A prática de mergulho é ideal graças à visibilidade até cerca de 40 metros de profundidade. Um passeio de canoa, caiaque ou stand-up paddle permite avistar as belas paisagens naturais desta ilha vulcânica. As condições do mar e os ventos constantes também são ideais para a prática de windsurfe o ano todo. Uma das atividades imperdíveis é o passeio de barco para a observação de cetáceos, como golfinhos, baleias e tartarugas, além das aves marinhas.
3 – Paisagens impressionantes
Porto Santo tem uma paisagem inigualável, que testemunha a antiguidade geológica da região. O Mirante das Flores é um ponto obrigatório pela vista privilegiada que oferece sobre toda a extensão da ilha e arredores. Outro local imperdível é o Mirante das Lombas, que além da bela vista panorâmica de Vila Baleira, tem um antigo moinho de vento, um marco da paisagem e da história da ilha e importante ponto turístico.
4 – Veredas e levadas
Outra forma de apreciar toda beleza de Porto Santo são as caminhadas pelas veredas e levadas da ilha. São diversos percursos com diferentes níveis de dificuldade. A Vereda do Pico do Castelo, por exemplo, oferece duas opções de percurso, sendo um de 3,2 km e 1h30 de duração, e outro de 4,6 km e 2h15 de caminhada. Ao final, o visitante poderá explorar o antigo forte do local e avistar as paisagens únicas do Mirante do Canhão.
5 – Golfe
A Ilha de Porto Santo dispõe de um campo de golfe com 18 buracos em meio aos cenários paradisíacos da região. Desenhado por Severiano Ballesteros, o Porto Santo Golf Club conta com duas áreas distintas que oferecem aos jogadores infraestrutura pensada para tornar a experiência de jogo mais autêntica.
6 – Wellness
As propriedades terapêuticas das areias de Porto Santo, bem como das suas águas cristalinas, são os ingredientes essenciais utilizados para as terapias oferecidas nos spas da ilha. Muito fina, carbonatada e biogênica, constituída por microrganismos marinhos, algas e conchas de moluscos, a areia quente de Porto Santo adere facilmente à pele e faz com que a pessoa sinta calor e transpire. O PH ácido do suor dissolve e libera os minerais da areia, que são absorvidos pela pele. É assim que são realizados os tratamentos desenvolvidos pelo Centro de Geomedicina do Porto Santo.
7 – História das navegações
Porto Santo tem uma forte ligação histórica com a expansão marítima portuguesa e o navegador Cristóvão Colombo tem destaque na ilha. A Casa Colombo, um espaço museológico – que foi morada do navegador – abriga diversos documentos e obras relacionadas à época das navegações. Ainda há um busto em sua homenagem no Jardim Avenida Infante D. Henrique, e um festival anual que recria o ambiente que o navegador encontrou em sua passagem por Porto Santo. Em 2023, o Festival Colombo acontece de 21 a 24 de setembro.
8 – Gastronomia deliciosa
A gastronomia de Porto Santo, assim como na Madeira, é baseada em um conjunto de produtos regionais frescos e de ótima qualidade. Um patrimônio cultural de inestimável valor, com receitas tradicionais e simples apuradas ao longo de vários séculos. Entre os pratos mais comuns estão a espetada, suculentos cubos de carne grelhados no espeto; o peixe espada preto, encontrado nas profundezas do oceano, servido com banana; e os pratos feitos com bacalhau; todos acompanhados com bolo de caco e muito vinho. Outro prato típico de Porto Santo é o gaiado seco, parecido com um pequeno atum, e a escarpeada, espécie de pão local. Além disso, a água do Porto Santo tem propriedades ricas que trazem um sabor diferente aos produtos cultivados na região, como a uva, que também é usada para a produção de vinho. Por falar em vinho, o mais conhecido da região é o Caracol.
9 – Hotéis incríveis
O leque de opções de alojamento em Porto Santo é vasto e a hospitalidade da ilha faz os visitantes se sentirem em casa. Entre as opções estão o Hotel Porto Santo & SPA, um quatro estrelas com 94 quartos e acesso direto para a praia, localizado a cerca de 1,5 km do centro da Vila Baleira; e o Pestana Porto Santo, resort all inclusive cinco estrelas, situado em frente à praia, e eleito ‘Melhor Resort de Luxo de Praia e Lifestyle 2021’.
10 – Reserva da Biosfera da Unesco
A Reserva Natural da Biosfera Porto Santo é um ecossistema de valor inestimável que compreende 27.310 hectares de áreas protegidas, que abriga mais de 2.110 espécies, algumas delas endêmicas da ilha. Considerada um laboratório vivo, a reserva integra a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco dada a sua importância para a proteção da biogeodiversidade e valorização da cultura e das tradições locais.
Sobre a Ilha da Madeira
Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.