A primavera é uma das estações mais lindas do ano. Nela acontece o desabrochar das flores, o que deixa as paisagens mais coloridas, mas, também, provoca os casos mais graves de alergias respiratórias. Pensando nisso, a Extrafarma preparou uma lista de dicas para auxiliar as pessoas no combate as alergias respiratórias.
Aproveitando a primavera sem alergias
Este processo da natureza é fundamental por vários motivos, entre eles, transportar o pólen no ar pelo vento, o que permite que as plantas continuem dando novos frutos e produzindo sementes, porém, pode desencadear a polinose, doença estacional devido à sensibilização por pólens. Quer saber como evitá-la? Olhe nossa lista abaixo.
Evite deixar as janelas abertas
Ao contrário da recomendação para quem tem alergia à poeira, ácaro e pelos de animais, deve-se dar preferência para ambientes com as janelas fechadas, pois a circulação do ar externo pode trazer o pólen. Se puder, dê preferência ao ar-condicionado, pois ele filtra o pólen.
Cuidado extra com o grupo de risco
Idosos, pessoas com comorbidades e crianças são os mais vulneráveis a desenvolverem doenças alérgicas no trato respiratório. A recomendação é passar em um médico alergista que poderá prescrever remédios que ajudarão em possíveis crises alérgicas.
Evitar exposição a alérgenos
Mantenha os ambientes livres de poeira, ácaro, fungo, mofo e tecidos que acumulem essas substâncias. Uma dica para a higienização é passar pano úmido nos ambientes, pois varrer pode ajudar a espalhar ainda mais os alérgenos. E na hora de escolher os produtos de limpeza, prefira os neutros, sem perfume. Evite secar as roupas ao ar livre, principalmente em áreas arborizadas.
Fazer a lavagem nasal ao menos uma vez ao dia
Com soro fisiológico, faça a lavagem nasal. A técnica pode melhorar sintomas de alergia e eventuais resfriados, além de poder prevenir inflamações que podem acontecer depois de quadros alérgicos, gripes e resfriados.
Use óculos escuros ao ar livre
Com a maior concentração de pólen no ar, o recomendável é utilizar óculos escuros para evitar o contato direto com os olhos. Principalmente em locais com jardins, árvores e flores.