Cinco estados brasileiros serão contemplados com a segunda edição do Projeto Semear, uma iniciativa cultural que busca promover conscientização sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, além de estimular o interesse pelas artes cênicas entre as crianças. O projeto cultural, patrocinado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura pela BP Bunge Bioenergia, uma das líderes brasileiras nos mercados de etanol, açúcar e bioeletricidade, vai passar por 11 cidades, levando apresentações teatrais e oficinas de plantio para mais de 3.500 crianças, de forma a reforçar temáticas como meio ambiente e bioenergia. Todas as atividades são gratuitas e contemplarão escolas e centros educacionais dos municípios entre 20 de maio e 11 de junho.
“Acreditamos no poder transformador da educação, do esporte e da cultura para impulsionar mudanças positivas nas comunidades em que atuamos. Este projeto reflete nosso compromisso com a promoção da conscientização ambiental, criatividade e inovação elementos fundamentais para o desenvolvimento da juventude”, comenta Mara Pinheiro, Diretora de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da BP Bunge Bioenergia. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a companhia investiu mais de R$8 milhões nos últimos três anos em iniciativas como esta, impactando diretamente mais de 24 mil pessoas.
A peça de teatro conta a história de duas amigas, Rebeca e Maria Júlia, que embarcam em uma jornada após o desaparecimento repentino de seus colegas durante o recreio. Durante essa aventura, elas encontram um espantalho que as ensina sobre o cultivo de alimentos saudáveis, transmitindo mensagens importantes sobre preservação do meio ambiente e a relevância da bioenergia no cotidiano das pessoas.
Após assistirem à peça teatral, os alunos participarão de uma oficina de plantio como parte das atividades do projeto. A ideia é proporcionar uma experiência prática, conectando os participantes diretamente com a natureza e incentivando o cultivo de alimentos saudáveis.
O Projeto Semear é realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC), com patrocínio da BP Bunge e apoio da MR2 Cultural e da Think Projetos, bem como dos governos estaduais de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, e das 11 prefeituras que receberão as atividades.
Programação:
20/05 – Santa Juliana/MG
21/05 – Itumbiara/GO
22/05 – Porteirão/GO
23/05 – Ituiutaba/MG
24/05 – Itapagipe/MG
27/05 – Ponte Gestal/SP
28/05 – Orindiuva/SP
29/05 – Ouroeste/SP
03/06 – Dourados/MS
06/06 – Frutal/MG
11/06 – Pedro Afonso/TO