O incentivo ao pensamento criativo, aplicado no curso de Publicidade e Propaganda da ESAMC Santos, é um dos motivos pelo qual a graduação foi reconhecida como uma das melhores do Brasil, de acordo com Amalia Borges, coordenadora acadêmica geral da ESAMC Santos.
“Valorizamos a criatividade como elemento essencial não só da criação de peças publicitárias, mas da abordagem e solução de problemas. Temos uma grade curricular que reflete esse pensamento e prepara os alunos para encontrarem soluções a partir de um foco estratégico, fazendo com que a marca alcance o seu cliente da forma mais convincente.”
Na avaliação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) divulgada no final de outubro, o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da ESAMC Santos foi o único da Baixada Santista a receber a nota máxima (5). No Estado de São Paulo, a Esamc Santos está entre as 3 instituições superiores que receberam a maior avaliação e, em nível nacional, figura entre as 25 faculdades que alcançaram a classificação.
O Enade avalia o desempenho dos alunos dos cursos de licenciatura (graduação) nacionais e é realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que, por sua vez, é o órgão do Ministério da Educação responsável pela avaliação do ensino médio e superior. No exame de 2022 do Enade (mais recente), apenas 5,5% dos cursos superiores do país atingiram o conceito 5, o que equivale a 487 cursos no Brasil.
Formação atualizada
Para reforçar o conhecimento teórico e prático, o curso conta com disciplinas de Empreendedorismo, Inovação e Criatividade, Plataformas Digitais e Marketing Global, ministradas por professores com experiência acadêmica e de mercado.
Os conhecimentos se unem a disciplinas tradicionais, como Marketing, Teoria da Comunicação, Produção de Áudio e Vídeo e Propaganda, sempre abordando questões atuais de mercado. O objetivo é oferecer a formação mais atualizada possível, disse Amalia.
“Preparamos o aluno para o que o mercado exige, seja nas agências de publicidade ou nos departamentos de marketing das empresas. Incentivamos a criatividade e conhecimento técnico, mas não é só isso. Formamos profissionais capazes de tomar decisões levando em conta o ambiente de administração de negócios, o impacto financeiro e o retorno das ações de comunicação.”