O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com o projeto Birico, realizará uma série de atividades socioculturais voltadas para a população que vive e habita na vizinhança. Entre elas, contação de histórias, escuta qualificada, oferta de livros e material artístico e até mesmo um caraoquê.
Esta iniciativa, que acontecerá nas próximas quartas-feiras, a partir do dia 22 de setembro, visa conectar a instituição com o que acontece e com quem passa à sua volta, a fim de atrair parte da população que não tem o hábito de frequentá-la. “Esta ação tem o objetivo de romper barreiras simbólicas”, resume Evelyn Lauro, Articuladora Social do Museu da Língua Portuguesa.
A ação terá início, às 11h, no saguão da ala oeste do Museu da Língua Portuguesa, área aberta após a reforma e reconstrução da instituição a fim de articulá-la ainda mais com a Estação da Luz. Em seguida, a equipe do museu partirá com os artistas do Birico e o seu Biricar, uma espécie de carrinho que atua junto à população na ocupação dos espaços públicos, na promoção de cidadania e na luta pelo direito à cidade por meio de ações culturais, pelas ruas do bairro da Luz.
A primeira parada será na Ocupação Mauá (na segunda, no dia 29 de setembro, e quarta edições da ação, em 13 de outubro, a parada será no Teatro de Contêiner), onde mais atividades socioculturais serão desenvolvidas, tanto com quem veio acompanhando este bloco de arte desde o seu início quanto com quem reside naquele local. Em seguida, todo o grupo retorna ao Museu da Língua Portuguesa.
O Museu da Língua Portuguesa e o Birico esperam que o público possa, com o tempo, se reconhecer no direito de usufruir os bens culturais da cidade e frequentar o museu e outros equipamentos culturais.
Sobre o Museu da Língua Portuguesa:
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2021 do Museu da Língua Portuguesa conta com patrocínio da Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Mattos Filho Advogados, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa e o projeto Birico
Nas próximas quatro quartas-feiras, a partir do dia 22 de setembro, às 11h
Saída do saguão da ala oeste do Museu da Língua Portuguesa