Quebra Essa Porchat – Enem é uma ação que Fabio Porchat faz desde 2021, quando no Twitter se propôs a pagar 50 inscrições do Enem. A ideia era ajudar estudantes do ensino médio que não tinham condições de arcar com o valor e criar um movimento nas redes sociais, convidando amigos e artistas a doarem também. Além de pagar parte das inscrições, Fabio doou para ONGs que já apoia, como ACORDE, Casa do Zezinho, NICA – Núcleo Independente e Comunitário de Aprendizagem, Projeto Arrastão e UniFavela.
Neste mesmo ano, recebeu o apoio de Glenn Greenwald, David Miranda e Maísa e se transformou em 150 inscrições. A ação continuou em 2022 e 2023, pagando cerca de 200 e 250, respectivamente em cada ano.
Para 2024, Fabio Porchat quer aumentar o número de inscrições arcadas por ele e convidar mais amigos para doarem ou divulgarem, com o intuito de alcançar um número maior ainda de inscrições. Todo o recurso irá para o Movimento Amplia, uma organização que promove o acesso à universidade para a juventude preta, parda e indígena, por meio do pagamento de inscrições de vestibular Enem, que tem o valor de 85 reais.
Para saber mais: @movimento_amplia