Waffle é uma massa tradicionalmente doce de origem belga comumente consumida no mundo ocidental, principalmente nos Estados Unidos. Geralmente é feito com ingredientes como açúcar, farinha, manteiga, ovos e leite e prensado em uma fôrma especial, com uma textura quadriculada e com formatos que podem variar do redondo ao quadrado ou até mesmo de coração.
O prato é tão amado pelas pessoas, por ser muito versátil e simples de fazer, que ganhou a própria data no calendário gastronômico. No dia 25 de março é comemorado o Dia Mundial do Waffle. Desde a sua popularização a nível mundial, diversas maneiras de consumir essa deliciosa receita foram criadas em diferentes culturas.
Em seu país de origem, costuma ser servido quente e fresco. Na Inglaterra, o waffle é geralmente consumido no café da manhã com melado. Nos Estados Unidos, costuma ser servido com calda de frutas vermelhas, chocolate e sorvetes.
A Chef do Comitê Umami, Lisiane Miura, preparou uma receita de waffle salgado diferente e muito saborosa e com ingredientes umami como o queijo parmesão para comemorar a data desse prato tão apetitoso. Umami é o quinto gosto básico do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo, e significa “delicioso” ou “saboroso” em japonês.
“Adicionar ingredientes umami nos preparos das refeições, além de deixar o prato mais saboroso, também proporciona o aumento da salivação e mantém aquele gostinho bom na boca após comer algo muito gostoso”, afirma Lisiane. Pensando em uma receita surpreendente para celebrar o Dia Mundial do Waffle, a Chef ensina a seguir a versão de um waffle salgado umami.
WAFFLE SALGADO UMAMI
(Tempo de preparo 30 minutos)
Serve: 4 porções (8 unidades)
Ingredientes
Modo de preparo
Dica: a quantidade de massa a ser colocada na máquina de waffle pode variar de acordo com o modelo e a marca do equipamento. Esta receita foi testada em uma máquina que prepara 2 waffles ao mesmo tempo e foram utilizadas 3 colheres (sopa) de massa crua para cada unidade.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.