As buscas na internet por moradias na Europa cresceram 171,6% entre os americanos nos últimos cinco anos, apontou um estudo feito pela Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online. Em junho de 2022, termos relacionados à saída do país foram pesquisados 11.190 vezes, enquanto no mesmo período de 2018, as palavras-chaves contabilizaram 4.120 procuras. O dado, influenciado pelo aumento do preço dos imóveis, custo de vida alto, dólar forte e pela praticidade do home office, sugere uma vontade da população dos Estados Unidos em deixar a terra natal e fazer as malas rumo a outro continente.
Para produzir o levantamento com precisão, a Semrush utilizou alta tecnologia para analisar mensalmente, de junho de 2018 a junho de 2022, a procura digital sobre mudanças para a Europa. Com a Keyword Magic Tool, a plataforma mapeou 1.060 palavras-chave em âmbito estadunidense e global, apontando tendências importantes da população. A ferramenta possui um sistema de filtragem completo que pode agrupar palavras-chave por tópico, intenção de pesquisa, tipo de pergunta, recursos SERP e muito mais. Também inclui métricas de dificuldade e concorrência de palavras-chave.
De acordo com o levantamento, Portugal é o país mais desejado pelos americanos que querem “comprar uma casa”, com 1600 buscas em junho deste ano – um aumento de 400% em comparação com o mesmo período de 2018. Com 880 pesquisas, Espanha (+126.6%) e Itália (+175%) ficaram em segundo lugar no ranking.
Não foi apenas entre os americanos que Portugal se tornou um dos destinos preferidos da Europa. O estudo apontou que as buscas por “Como comprar uma casa em Portugal” saltaram de 70 para 320 nos últimos quatro anos, um aumento de 357.1%, enquanto “Comprar uma casa em Portugal” cresceu 175%, saindo de 2.400 para 6.600.
“Hoje em dia, o primeiro passo para qualquer planejamento, é procurar sobre ele na internet. Antes mesmo de tirar a ideia do abstrato, as pessoas jogam seus planos no Google para entender se eles são possíveis e o que é necessário ser feito para torná-los reais. Por isso, o monitoramento de pesquisas é tão importante. O levantamento não prevê apenas tendências, mas também vontades”, conta Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush no Brasil.